Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Deslumbre-se com as deltas, sertão, praias e sítios arqueológicos do Piauí

DEBORAH DOMENICI

Parnaíba possue várias atrações turísticas, dentre elas o Porto das Barcas localizado à direita do Rio Igaraçu. Com grande movimento de embarcações, cresceu graças ao comércio ali existente. Parnaíba (PI). Foto: Rogerio Monteiro
Parnaíba possue várias atrações turísticas, dentre elas o Porto das Barcas localizado à direita do Rio Igaraçu. Com grande movimento de embarcações, cresceu graças ao comércio ali existente. Parnaíba (PI). Foto de Rogério Monteiro

Teresina (PI) – O Piauí está em contagem regressiva para sediar o revezamento da Tocha Olímpica que pernoitará nas cidades de Parnaíba e Teresina nos dias 9 e 10 de junho. O calor, característico da região, será ainda mais propício para aquecer a chama da tocha que também passará por quatro destinos piauienses: Piracuruca, onde fica o Parque Nacional das Sete Cidades e cujo conjunto histórico e paisagístico é tombado patrimônio nacional, Piripiri, Campo Maior e Altos.

A viagem pelo Piauí guarda muitas surpresas e curiosidades.  A tocha entra em solo piauiense por Parnaíba, onde está localizado o único delta das Américas em mar aberto. O estado tem a única capital nordestina que não fica à beira mar e também o menor litoral do país.  O que não representa desvantagem, pois o pequeno trecho banhado pelo Oceano Atlântico, é farto em opções. Exemplo é o município de Luis Correia, onde os ventos fortes o transformaram em destino do kitesurfe.

O viajante explorador tem, ainda, a vantagem de admirar a céu aberto as riquezas do sertão nordestino – desde às pinturas rupestres nos sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara e as esculturas em pedras do Parque Nacional das Sete Cidades aos passeios por dunas e espelhos d´agua no Delta do Rio Parnaíba. O Piauí está também na “Rota das Emoções” – roteiro integrado no qual divide atrativos com o Ceará e o Maranhão.  Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia são os destinos de praia da cota piauiense da rota.

Mais de R$ 260 milhões para obras de infraestrutura turística foram repassados pelo Ministério do Turismo ao Piauí para auxiliar na melhoria da infraestrutura turística do estado. Entre as principais obras estão a construção do Centro de Eventos de Teresina, a pavimentação asfáltica em Parnaíba, reforma do Centro de Artesanato de Piripiri e de Altos, entre outros. Do Piauí, a Tocha segue rumo ao destino vizinho: Tocantins.

6b427891c6010a583fb31abcfad93ef0
Delta do Parnaíba (PI). Foto: Divulgação

Conheça os principais atrativos das cidades de pernoite da tocha olímpica no Piauí:

Mesmo sendo uma cidade industrial, Teresina mantém áreas preservadas em plena região urbana, como a do Parque Ambiental Encontro dos Rios (Poti e Parnaíba), com restaurante, trilhas, mirantes e áreas para a prática de esportes aquáticos. Na ponte estaiada João Isidoro França há um mirante que dá vista para a cidade e para o rio Poti. Para conhecer o artesanato piauiense, visite o Polo Cerâmico. Não deixe de provar a Cajuína, bebida mais popular do Piauí, feita a base de caju. Mais informações em www.teresina.pi.gov.br.

Já pensou em viajar três estados em um roteiro só? A rota das Emoções é um roteiro em 4 x 4, que passa pelo Delta do Parnaíba, por Jericoacoara e pelos Lençóis Maranhenses, com duração de vários dias. Em Parnaíba a pedida é o passeio de barco no Delta. Dá para ver o mangue, as dunas, as carnaúbas, as anhingas e mais de 70 ilhas fluviais. Uma parada interessante é na Baía do Caju. Na volta, aproveite e admire a revoada dos guarás.  A lagoa do Portinho e a praia da Pedra do Sal também são boas pedidas para quem quer tomar um bom banho. Mais informações em: www.parnaiba.pi.gov.br

Parnaíba, Pirarucura, Piripiri, Parque Sete Cidades, Campo Maior, Altos e Teresina são as cidades e localidades piauienses incluídas no revezamento da tocha.

Esse post tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo