Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Grand Hyatt Wine Clube abre edição 2016 com harmonização de vinho e chocolate

Evento apresentou diferentes tipos de taças Riedel, mostrando como a escolha
do formato ideal interfere na percepção da qualidade do sabor e do aroma da bebida

 

“Há uma grade de copos. Existe um estudo químico e físico da uva para depois se chegar à forma da taça”

ADRIANA CHAVES

São Paulo

A escolha de um bom vinho vai além de critérios como tipo de uva, região, safra, tradição da vinícola ou harmonização com o prato que o acompanhará. Selecionar a taça ideal pode ser determinante para que a apreciação seja perfeita. Não por acaso, as diferenças entre os tipos de formato, tamanho e material dos copos foi o tema escolhido para a palestra e degustação da primeira edição de 2016 do Grand Hyatt Wine Club, na última terça-feira (30), em São Paulo.

Com o tema Vinhos & Chocolate, o evento se propôs a apresentar vários rótulos e como harmonizá-los com produtos da confeitaria do Grand Hyatt. A gerente da fabricante austríaca de taças Riedel, Cristina Geronimo, abriu a programação mostrando os tipos de taças indicados para vinhos de determinadas uvas e a influência dos que não são adequados na percepção do apreciador.

“Há uma grade de copos. Existe um estudo químico e físico da uva para depois se chegar à forma da taça”, explicou Cristina. O fato de a uva ser mais encorpada, mais adocicada ou mais ácida, por exemplo, vai ter impacto direto no ângulo e no tamanho do bojo. Isso porque cada variedade de vinho atinge uma área da língua (a ponta, o centro ou o fundo), realçando ou mascarando qualidades e defeitos da bebida. Cada tipo de vinho exige uma taça diferente: mais ou menos alta e com bocal maior ou menor.

Degustação

Durante a experiência, os presentes puderam degustar um vinho branco – Chardonnay – e, na sequência, três tintos – Pinot Noir, Syrah e Cabernet Sauvignon. A empresa mantém o aplicativo pra celular Riedel Wine Glass Guide, onde é possível consultar os copos correspondentes à cada variedade de uva.

Em cada um dos casos, a gerente propôs que os degustadores provassem os conteúdos nas taças recomendadas para tipo de uva e, em seguida, em outras. Essa simples troca interferiu completamente no resultado final. Muitas vezes, um centímetro a mais ou a menos no tamanho da taça muda a percepção da bebida.

A troca por uma taça inadequada, disfarça o aroma frutado e adocicado do Chardonnay, a leveza do Pinot Noir, a textura encorpada do Syrah e a acidez do Cabernet Sauvignon. Mais que isso, intensifica a presença do álcool e desequilibra aroma e sabor característicos.

Ao fim, houve a harmonização do Cabernet Sauvignon, normalmente indicado para ser consumido com carnes mais gordurosas, com chocolate produzido pela confeitaria do Grand Hyatt com 70% de cacau.

A troca por uma taça inadequada, disfarça o aroma frutado e adocicado do Chardonnay, a leveza do Pinot Noir, a textura encorpada do Syrah e a acidez do Cabernet Sauvignon

Marcas de vinhos

A programação continuou com mesas de chocolates e doces e de degustação de diversas marcas de vinho: Mistral, Cantu, Mr. Man, Ravin, Grand Cru, Zahil e Interfood.

Veja os rótulos apresentados ao longo da noite:

Mistral – Montes Chardonnay Reserva 2014, Montes Cabernet Sauvignon Reserva 2013, Montes Selección Limitada Pinot Noir 2013, Montes Alpha Syrah 2012.

Cantu – Porto Cockburn’s Ruby, Late Harvest Malbec Tinto, Signature Torrontés Susana Balbo, Nuiton Beaunoy Pinot Reserva.

Mr Man – Newen Pinot Noir Bodega Del Fin Del Mundo, Postales Malbec Bodega Del Fin Del Mundo, Famiglia Bianchi Cabernet Sauvignon, Marqués de Cáceres Crianza.

– Ravin – Malamado (Argentina), Zuccardi Malamado Viognier, Van Zeller Porto Ruby, Veja Sauco Tó.

Grand Cru – Alceño Premium Syrah 2012, Barone Montalto Collezione Di Famiglia, Nero D’Avola IGT 2014, Laborum Torrontés Late Harvest 2013, Van Zellers Porto Tawny.

Zahil – Châteu Des Erles Cuvée Des Ardoise, Callia Espumante Brut Rose, Sandeman Porto Ruby, Ventus Moscato Di Sicilia, Henriques & Henriques 3 Years Rainwater.

Interfood – Porto Cálem LBV, Familia Deicas Licor De Tannat, 1865 Carmenèr

A jornalista Adriana Chaves acompanhou a degustação a convite do Grand Hyatt São Paulo

_______________________________________

LOGO PARA ASSINATURA

Concorra a uma viagem para Ilhabela (SP) ou Campos do Jordão (SP)

É muito fácil! Basta apenas curtir nossa página no Facebook, nos seguir no Twitter ou Instagram e concorra! Todos os nomes das pessoas que curtirem nossas redes sociais serão anotados e um sorteio será realizado no próximo dia 30 de abril, às 14h.

Curtidas nas três redes sociais oferecem três chances de ganhar. Duas redes sociais, duas chances. Uma curtida em uma rede social, uma chance! Não perca esta oportunidade!

Facebook: https://www.facebook.com/Revista-Travel-for-Life-742693495875483/

Twitter: https://twitter.com/travelforlifebr

Instagram: travelforlifebr

__________________________________________________

Esse post tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo