Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Novo cardápio do Sauá valoriza ainda mais a Gastronomia da Mantiqueira

.

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

.

 GONÇALVES (MG)

Truta ao Molho de Morango com Pimenta, Risotto de Queijo Luminosa e Telha de Cúrcuma, uma das novidades do cardápio do  Sauá | Fotos Divulgação
Salada Caprese com Tomates Grelhados, Queijo Meia Cura do Sertão do Canta Galo, Pesto e Crocante de Queijo Alagoa, que também integrará o novo cardápio
Mix de queijos utilizados no Sauá, proveniente das cidades de Gonçalves (MG), Paraisópolis (MG), Brazópolis (MG) e Alagoa (MG) | Reginaldo Pupo / Travel for Life
Ambiente do Sauá tem vista panorâmica para a Serra da Mantiqueira | Divulgação

Nesse mês de outubro, o Restaurante Sauá, localizado em Gonçalves Sul de Minas Gerais, tem novidades em seu cardápio. O empreendimento, que funciona desde 2002 junto a Pousada Bicho do Mato, sob o comando do chef Vitor Pompeu, está localizado na zona rural da cidade, mais especificamente no bairro do Sertão do Canta Galo.

“Para mim é um grande privilégio ter desenvolvido minha profissão de cozinheiro em uma região que possui essa enorme diversidade de produtos como a Mantiqueira! Temos que valorizar e fortalecer o trabalho dos pequenos produtores aqui presentes!” afirma Vitor.

O chef, que está com 34 anos de idade, dos quais 17 deles trabalhando diretamente com a gastronomia, realiza um trabalho de campo com o objetivo de conhecer de perto os diferenciais, como os processos e as pessoas que estão por detrás de cada ingrediente artesanal que utiliza.

Acredita na importância de compreendermos as nossas identidades territoriais brasileiras, atuando especificamente com o foco nas regiões da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, procurando exaltar também o aspecto caipira como um valor pertencente a essas regiões.

Um dos elementos bastante presente no novo cardápio da casa são os Queijos da Mantiqueira. “Estamos descobrindo cada vez mais e dando a devida atenção para os laticínios brasileiros, cada região apresenta as suas peculiaridades e os queijos estão totalmente vinculados a questões culturais delas”, compartilha o chef.

No total o Sauá utiliza cinco variedades de queijos artesanais: Queijo Meia Cura e Fresco do Sertão do Canta Galo (Gonçalves-MG), Mussarela de Búfala do Laticínio Búfalos na Montanha (Paraisópolis-MG), Queijo Luminosa da Vaka-Braz (Brazópolis-MG), Queijo Alagoa (Alagoa-MG), entre outros tipos que frequentemente compõem os pratos de sugestão oferecidos a cada mês.

Novo cardápio

Dentre os destaques desse novo cardápio, a nova versão da salada caprese chama atenção, servida com Tomates Grelhados, Queijo Meia Cura do Sertão do Canta Galo, Pesto, Crocante de Queijo Alagoa e Azeite Casa Mantiva (Consolação-MG). Propondo um frescor para a estação, uma opção é o Filé de Truta empanado no Fubá, servido com Maionese de Pimenta Rosa e Mel da Mantiqueira, Picles de Abóbora, Pepino e Cebola Roxa.

Completando a proposta de Gastronomia da Mantiqueira, o Sauá oferece cervejas artesanais da Cervejaria 3 Orelhas (Gonçalves-MG) e Zalaz (Paraisópolis-MG), além de sua carta de vinho com foco também para a região, que vem apresentando uma grande evolução, como exemplo as vinícolas Guaspari (Espirito Santo do Pinhal-SP), Baú 9.4 (São Bento do Sapucaí-SP) e Luiz Porto (Cordislândia-MG).

Quem quiser conhecer de uma única vez essas novidades, o Restaurante Sauá oferecerá no próximo dia 9 de novembro um jantar com menu degustação do novo cardápio. Serão cinco tempos, contendo petiscos, entrada, prato intermediário, prato principal e sobremesa no valor de R$ 120/participante.

LEIA TAMBÉM:

http://travel.travelforlife.com.br/2019/08/30/restaurante-moringa-realizara-expedicao-gastronomica-e-turistica-com-clientes/

.

Chef Vitor Pompeu é entusiasta na valorização

de produtores regionais da Mantiquera

.

O chef Vitor Pompeu, do Sauá: 17 anos de experiência no mundo gastronômico | Jéssica Aquino / Travel for Life

Vitor Pompeu é chef de cozinha do Restaurante Sauá e da Pousada Bicho do Mato, ambos localizados em Gonçalves (MG), e também sócio do Restaurante Moringa Mantiqueira, de Campos do Jordão (SP).

Com mais de 17 anos de experiência no meio gastronômico realiza um trabalho de fortalecimento e valorização de produtores e elementos da Serra da Mantiqueira e região, conectados com a cultura caipira.

Um dos projetos que conduz é o Saberes da Mantiqueira, com o apoio do Senac Campos do Jordão, onde é docente no curso de Gastronomia, além da recente iniciativa Moeté – território gastronômico, que propõe apoiar os produtores em realização de eventos, degustações e elaboração de conteúdo.

Possui pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura, Tecnólogo em Gastronomia, ambos pelo Senac e cursos certificados pelo Culinary Institute of America ((EUA), Lenôtre (França) e Fundación Alícia (Espanha).

.

CARDÁPIO DO JANTAR 

Petiscos

Bolinho de Arroz com Molho de Pimenta

Bruscheta de Shiitake com Rúcula

Linguiça do Dito com Cebola Caramelizada e Geleia de Carmenere

Entrada

Salada Caprese com Tomates Grelhados, Queijos Meia Cura do Sertão do Canta Galo, Pesto e Crocante de Queijo Alagoa

Prato Intermediário

Filé de Truta empanado no Fubá com Maionese de Pimenta Rosa com Mel da Mantiqueira, Picles de Abóbora, Pepino e Cebola Roxa

 Prato Principal

Medalhão de Filé Mignon ao Molho de Café com Melado do Coqueiro acompanhado de Virado de Banana com Queijo, Abóbora Assada e Pipoquinha de Arroz Vermelho do Vale

Opção Vegana

Berinjela Grelhada com Shiitake no Tarê de Shoyo com Melado Coqueiro, Tomatinhos Tostados, Alho Confit e Sementes de Abóbora

Sobremesa

Laranja Caramelizada com Farofinha Crocante, Sorvete Artesanal de Creme e Azeite Casa Mantiva

R$ 120,00 / pessoa (bebidas não inclusas)

 

SERVIÇO | RESTAURANTE SAUÁ
Endereço Bairro Sertão do Cantagalo, km 7,5 – Gonçalves (MG)
Contato e reservas (35) 9-9976-9970
Funcionamento De quinta a domingo | Almoço das 12h às 16h | Jantar das 19h às 22h)
Redes Sociais @restaurantesaua | @pousadabichodomato_gonçalves
Informações www.restaurantesaua.com.br | www.pousadabichodomato.com.br

.

 

 

Esse post tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo