Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Perú sedia II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico

São Paulo (SP) – A ministra do Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur) e presidente do Conselho Diretivo da Promperú, Magali Silva Velarde-Álvarez, anunciou que o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, que será realizado em Lima, de 27 a 29 de Abril, terá livre acesso para o público final. Para isso, basta que seja feita uma prévia inscrição eletrônica que permitirá ao interessado participar das conferências e atividades paralelas do Fórum, cuja finalidade é promover a discussão e o papel da gastronomia como um eixo articulador do turismo.

O evento, que será realizado no Centro de Convenções de Lima, é organizado pela Promperú e pela Organização Mundial de Turismo (OMT), e conta com a colaboração do prestigiado Basque Culinary Center (BCC) da Espanha. “O Fórum é um encontro para os atores ligados ao turismo gastronômico dos setores público e privado, tais como cozinheiros, tour operadores, acadêmicos, estudantes, municípios, produtores, pesquisadores e associações gastronômicas”, disse a ministra Magali Silva.

Foto 2
Fórum vai promover a discussão e o papel que coloca a gastronomia como um pilar do turismo. Foto Promperú

Gastronomia & Turismo

A titular destacou que o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico vai promover a discussão e o papel que coloca a gastronomia como um pilar do turismo, em torno do qual se desenvolve este segmento em todo o mundo e, especialmente, no Peru.

“Este encontro propiciará a troca de experiências e identificará as boas práticas para a melhoria da qualidade dos destinos turísticos, com um enfoque de sustentabilidade para beneficiar de maneira direta as populações vinculadas a esta atividade”, destacou a ministra.

Entre as personalidades que vão participar do Fórum estão os peruanos Gastón Acurio, Mitsuharu Tsumura e Isabel Álvarez. Junto a eles estarão o diretor do BCC, Joxe Mari Aizega; Leonid Gelibterman, presidente do International Center of Wine and Gastronomy (Rússia); Pierre Sanner, diretor da Mission Francaise du Patrimoine et des Cultures Alimentaires (França) e Tadataka Shimotakehara, presidente da Ibusuki Ryokan Hakusuikan (pousada localizada entre o mar e uma floresta de pinheiros que revaloriza insumos locais do Japão).

Ben Lynam, responsável pela comunicações da Taste of Fethiye da Turquia (projeto de sustentabilidade no qual trabalham produtores locais com hotéis e restaurantes na cidade de Fethiye, Província de Muğla, na Turquia) também estará presente ao Fórum, assim como Rebecca Mackenzie, diretora do Ontario Culinary Tourism Alliance (Canadá); Wantanee Suntikul, professora da The Hong Kong Polytechnic University; e Dirk Lubbers, diretor da Heineken Experience da Holanda, entre outros.

Reputação internacional

A escolha de Lima como cidade anfitriã de tão importante Fórum, destacou a ministra, “se dá em um período em que a cozinha peruana tem obtido uma reputação internacional graças à variedade e à qualidade de seus insumos, as técnicas que utilizam nossos melhores chefes e a intensa promoção que vem sendo feita na última década”. A oportunidade conecta o país diretamente com o olhar que oferece a OMC quando afirma que o vínculo entre comida e turismo oferece uma plataforma para a propagação da cultura, o desenvolvimento econômico local, as práticas sustentáveis e as experiências gastronômicas. Se trata de uma potente aliança que ajuda a comercialização dos destinos e fortalece sua imagem.

O Fórum

A primeira edição do Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, realizada em San Sebastian (Espanha), ao final de Abril de 2015, impulsionou a reflexão sobre o tema e destacou o papel do setor público no âmbito do turismo gastronômico. Além disso, discutiu a importância de melhorar a gestão de todo o mundo e transmitir histórias de sucesso ligadas ao setor. Esta nova edição, em Lima, vai reunir especialistas em gastronomia e turismo de todo o mundo. Eles analisarão juntamente com especialistas peruanos como a gastronomia está se tornando um dos pilares de promoção turística dos países.

Para participar do II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, acessar o site http://goo.gl/Cn270B. As inscrições são gratuitas.

Para mais informações, enviar email para: fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

Facebook: https://www.facebook.com/visitperu

Twitter: https://twitter.com/peru

Youtube: https://www.youtube.com/user/VisitPeru

Esse post tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo