Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Redescobrindo El Salvador

Por Marcos Junior Teixeira de Oliveira

Cratera do Vulcão Ilamatepeq
Cratera do Vulcão Ilamatepeq. País tem mais de 700 vulcões

El Salvador – Um destino que encanta turistas de todas as partes do mundo é El Salvador, inclusive brasileiros. Mas o pequeno país da América Central, com pouco mais de 20.000 km², similar ao Estado de Sergipe, quer mais turistas do Brasil. Tem de tudo: belas praias, praias com grandes ondas, florestas bem preservadas, lagos, rios, cachoeiras, vulcões, cidades coloniais, sítios arqueológicos, ruínas maias, turismo de surf, ecoturismo, turismo rural e uma imensa riqueza cultural.

Suas curtas distâncias facilitam os acessos e a visita a diversos roteiros num mesmo dia. Tem um clima tropical, com duas estações bem definidas: uma é caracterizada pela chuva (que vai de maio a outubro) e a outra quando raramente chove e é a melhor opção para viajar até o destino (de novembro a abril).

San Salvador

Palacio Nacional
Palácio Nacional
Praça principal de Suchitoto
Praça principal de Suchitoto

A capital de El Salvador, San Salvador, é uma cidade cosmopolita e não deixa a desejar a nenhuma outra metrópole latinoamericana, ou seja, tem problemas e qualidades como qualquer outra. A Catedral, o parque do vulcão “El Boquerón” e uma das principais praças, a do Salvador del Mundo, são quase que visitas obrigatórias para quem vai visitar o centro da metrópole. O melhor de tudo é que a capital está bem no centro do país e viagens para todas as distâncias não duram mais que três horas. O Centro histórico é um pouco descuidado e cheio de vendedores ambulantes pelas ruas mais antigas. Cuidado caso opte em sair à noite.

Praia de El Tunco
Praia de El Tunco oferece lindo por do sol

Praia El Tunco

A praia de El Tunco é uma das mais famosas do curto litoral salvadorenho banhado pelo Oceano Pacífico. Ela é um dos destinos preferidos dos surfistas estrangeiros e o local é sede de campeonatos internacionais. A praia não é com a tradicional areia fina como as do Caribe, mas com pedras, muitas pedras. Isso não é problema. A paisagem ainda oferece um lindo pôr do sol alaranjado, coqueiros e um rio que circunda a pequena cidade litorânea. O nome deriva-se de um rochedo bem em frente à praia.

Vulcões

Definitivamente El Salvador é a terra de muitos vulcões, aliás existem mais de 700 vulcões por lá. A maioria inativo e pequenas montanhas. Oficialmente contam quase 100. O Izalco e o Ilamatepeque formam um circuito de vulcões com 2.381 metros de altura. Perfeitos para os adeptos de trekking e escalada. Em qualquer estrada de El Salvador dá para ver um vulcão.

Mosaico presente em todo o país
Mosaicos estão presentes em todo o país

Concepción de Ataco 

En nahuat, Ataco significa: “Lugar de mananciais elevados” e na cidade podemos encontrar lojas que vendem artesanato com uma grande variedade de esculturas e objetos típicos locais, além de lindos murais pintados nos muros. Uma forma de manifestação silenciosa contra a opressão vivida durante a guerra civil. Vale à pena caminhar pela praça central da cidade e conhecer o mercado de artesanato. Concepción de Ataco é um município do estado de Ahuachapán. A região é muito conhecida pela produção de café salvadorenho tipo exportação.


Suchitoto

O destino é um convite para o turista relaxar e desconectar-se do mundo estressante dos grandes centros. A vila desenvolveu-se ao redor da Igreja Matriz de Santa Lucia, construída em 1853. O melhor de tudo é que é possível visitar a cidade inteira a pé. Ali está localizado o Lago Suchitlan o maior lago artificial de El Salvador. Em Nahuat, Suchitoto significa “lugar de flores e pássaros”. A cidade é integrante da Rota Azul. O roteiro leve este nome pela produção artesanal feita com anil para tingir tecidos. E lá é possível visitar vários ateliers para aprender as técnicas e meter a mão na tinta azul até chegar ao tom desejado.

Joya de Cerén 

A visita a Joya de Cerén é um momento para conhecer um pouco mais da história de El Salvador e do mundo Maia. Joya de Cerén é um sítio arqueológico pré-colombiano maia, localizado no estado de La Libertad. O bom no país é que as distâncias são muito curtas em comparação com o Brasil por suas dimensões continentais. O passeio pelo sítio histórico dura aproximadamente 2 horas.

Termales de Santa Teresa

Termales de Santa Teresa é um resort construído em cima de uma fonte de agua fervente. O vapor emitido tem um cheiro forte de enxofre. O complexo tem um hotel de luxo, spa, restaurantes e um balneário para visitantes. Localiza-se a dois quilômetros da cidade de Ahuachapán na Rota das flores.

DSCN3271Stop Over – parada estratégica para turismo

O Stop Over é uma espécie de oportunidade para captar turistas em trânsito aeroportuário. Ou seja, convidar aqueles passageiros que ficarão muitas horas no Aeroporto Internacional para que façam turismo pelo país por até 48 horas, sem custos adicionais.

O Aeroporto Internacional de El Salvador Monsenhor Oscar Arnulfo Romero, ou de Comalapa, é o único aeroporto comercial do país e um dos mais movimentados da América Central. Localiza-se no estado de La Paz e está distante aproximadamente 42km da capital, San Salvador. Quem chega deve pagar uma taxa de turismo no valor de U$ 10. Uma outra dica é o certificado de vacina contra a febre amarela e o passaporte com validade mínima de seis meses.

El Salvador tem muito o que oferecer aos turistas que desembarcam no país. E agora a tendência é que o número de brasileiros cresça, pois, o destino quer investir em sua imagem na imprensa e no trade turístico brasileiro. Explore-o em sua totalidade. Um destaque por lá é a hospitalidade do povo salvadorenho que nos recebe com muito carinho e simplicidade. Vale à pena passar por ele se estiver em viagem por países da América Central.

Serviço: O site oficial do Turismo de El Salvador é www.elsalvador.travel

O jornalista Marcos Junior Teixeira de Oliveira viajou a convite do Ministério de Turismo de El Savador, Corsatur, Escritório Comercial de El Salvador em São Paulo e Avianca Holdings.

Esse post tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo