Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Vinhos gregos da Ilha de Creta entram no mercado brasileiro definitivamente

.

.

DA REDAÇÃO | SÃO PAULO


Pouco difundido no Brasil, os vinhos gregos começaram a ser mais conhecidos pelo público brasileiro, graças ao trabalho de algumas importadoras que investiram em trazer rótulos produzidos nas terras do mitológico deus Dionísio. A importadora Monte Dictis, com sede em Florianópolis, se dedica à importação de produtos gregos, especialmente vinhos, azeites e iguarias únicas.

Fazem parte do seu portfólio vinhos produzidos nas principais regiões vinícolas da Grécia, entre elas a Ilha de Creta, no sul do país, localizada no mar mediterrâneo. A ilha possui extensa tradição produtora de vinhos, tanto que é possível visitar as diversas prensas de vinho esculpidas em pedra, espalhadas por toda região, datadas da era veneziana (século XII).

Entre os vinhos trazidos pela Monte Dicis, os destaques são os da vinícola Lyrarakis, localizada no coração da prefeitura de Heráclion, na área mais montanhosa da região de Peza. A família Lyrarakis produz vinhos desde 1966 com as variedades dominantes da região Vilana, Kotsifali e Mantilaria. A importadora comercializa no Brasil oito rótulos da vinícola cretense, entre os destaques:

Vinho Branco Seco Vilana

A uva vilana é indiscutivelmente um clássico da vinicultura da Ilha de Creta. Este vinho branco seco tem coloração amarela com tons de verde jovens. Seus aromas de flores cítricas com notas de peras frescas trazem na boca um frutado, macio e com acidez brilhante. Harmoniza muito bem com saladas, peixe frito e frutos do mar servido à 11º a 12º graus.

As uvas são colhidas manualmente na última semana de agosto e são desengraçadas sem ser esmagadas e depois submetidas a um contato curto com a pele. Sua fermentação dura 20 dias alcançada por leveduras neutras selecionadas em um tanque de aço inoxidável a 16°C – 18°C.

O Vilana possui selo Vegan – Europe Vegetarian Union, e foi produzido usando práticas de vinicultura sustentável autoavaliada
Vinho branco Assyrtiko – Lyrarakis – Monte Dictis

Este vinho possui selo Vegan – Europe Vegetarian Union, e foi produzido usando práticas de vinicultura sustentável autoavaliada de acordo com o projeto “Creta, Primeiros passos em direção a um destino sustentável de alimentos”, realizado pela TUI Care Foundation, Futuris e.V. e Vinhos Lyrarakis. Baseado no conhecimento do desenvolvimento sustentável local, colaborativo e responsabilidade social, respeitando a cultura e autentica tradição cretense (Álcool: 13,5% | Acidez: 7,2 g/lt | pH: 3,1|Açúcar residual:2,64 g/lt).

Vinho Branco Seco Assyrtiko Voila 

A família Lyrarakis nos anos 70 descobriu o potencial de qualidade da região leste de Creta, originalmente a planície “Vóila” e, posteriormente nos arredores estendidos, a excepcional vinicultura, onde se prospera grande variedade de uvas Assyrtiko.

A colheita desta uva é feita manualmente procurando obter a maturidade adequada da fruta e sua maceração pelicular é realizada a 12°C durante dezesseis horas. Fermentado em cubas de aço inoxidável apresenta uma baixa taxa de fermentação com duração de mais de quinze dias.

Criando assim um vinho de coloração amarelo brilhante com aromas florais e notas delicadas de gengibre e frutos cítricos maduros. As uvas intensamente maduras deram a esse vinho um sabor rico, tostado e mineral em boca. Harmonizando com todos os frutos do mar, peixes grelhados e carnes brancas cozidas com limão. Servir a 12°C – 14°C. Este vinho possui selo Vegan – Europe Vegetarian Union (Álcool: 13,5% | Acidez: 7,2 g/lt | pH: 3,1|Açúcar residual: 2,64 g/lt).

.

Kotsifali é produzido a 500m de altitude e possui selo da Europe Vegetarian Union

Vinho possui coloração médio rubi brilhante. Aromas de frescas e maduras cerejas vermelhas

A variedade de uva vermelha Kotsifali é um clássico dos vinhedos de Creta. O tempo exato da colheita, feita manualmente, é definido pela avaliação sensorial da baga, a fim de se obter o sabor e o equilíbrio aromático ideais. A fermentação com maceração nas peles por sete dias para extrair os polifenóis por “pigeage” é alcançada em temperaturas controladas entre 25°C e 28°C e inoculação por leveduras selecionadas.

Esse vinho possui coloração médio rubi brilhante. Aromas de frescas e maduras cerejas vermelhas e frutas escuras picantes com notas de tempero. Suculento e equilibrado na boca com taninos frutados e um final refrescante e ligeiramente picante, são as características do vinho que é produzido a partir de vinhedos situados a 500m de altitude. Ideal com pratos da culinária mediterrânea, carne assada ou grelhadas e queijos picantes, servido a 16°C – 17°C.

Este vinho possui selo Vegan – Europe Vegetarian Union, e foi produzido usando práticas de vinicultura sustentável autoavaliada de acordo com o projeto “Creta, Primeiros passos em direção a um destino sustentável de alimentos”, realizado pela TUI Care Foundation, Futuris e.V. e Vinhos Lyrarakis. Baseado no conhecimento do desenvolvimento sustentável local, colaborativo e responsabilidade social, respeitando a cultura e autentica tradição cretense (Álcool: 13,0% | Acidez: 5,8 g/lt| pH: 3,45 |Açúcar residual: 1,91 g/lt).

A vinícola Lyrarakis está localizada em Heráclion, na área mais montanhosa da região de Peza

Sobre a Vinícola

A vinícola Lyrarakis, localizada no coração da prefeitura de Heráclion, na área mais montanhosa da região de Peza. A família Lyrarakis produz vinhos desde 1966 com as variedades dominantes da região Vilana, Kotsifali e Mantilaria.

Mas a viticultura da família não parou por aí. No final dos anos 80, houve uma tentativa de salvar duas variedades nativas raras, Dafni e Plyto, do flagelo Phylloxera. Os esforços acabaram sendo bem-sucedidos, conforme indicado pelos vinhos com o mesmo nome, disponibilizados pela primeira vez pela empresa Lyrarakis no início dos anos 90.

Hoje, o vinhedo da família tem 15 hectares e produz sete vinhos de uma única casta a partir de castas nativas: A seleção de produtos é completada com a vinificação combinada de castas nativas e estrangeiras, as mais conhecidas das quais incluem Kotsifali-Syrah e Cabernet-Merlot.

Os produtos da empresa ganharam distinções em muitos concursos internacionais de vinhos, obtendo feedback positivo de revistas de renome mundial e da imprensa especializada. Isto naturalmente tem ajudado as exportações que vêm sendo realizadas há alguns anos, particularmente para a Europa e América do Norte.

.

SERVIÇO | MONTE DICTIS IMPORTADORA

Endereço: Rua Emilio Blum 131 | Torre B | Sala 708 | Conjunto 03 | Centro | Florianópolis (SC)

Telefone:  +55 (48) 3220-0909 | +55 (11) 9-9543-2087

Informações: www.montedictis.com

Instagram😐@montedictis_

.

.

.

.

Esse post tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo