Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Atibaia (SP) aposta no Turismo Rural e surpreende pela quantidade de atrativos naturais

 

REGINALDO PUPO | ATIBAIA (SP)*


O Turismo Rural é um segmento que vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, apesar de não ser uma novidade. Surgiu na década de 80 como uma atividade alternativa para sobrevivência econômica de pequenos produtores rurais.  

E o cenário é bastante promissor para as próximas décadas, especialmente no estado de São Paulo, que já vem registrando crescimento no número de empreendimentos e de consumidores.  

Com a pandemia, turistas passaram a buscar roteiros curtos e ao ar livre para fugir de aglomerações e ter um contato maior com a natureza, buscando o isolamento | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

Com a pandemia, turistas passaram a buscar roteiros curtos e ao ar livre para fugir de aglomerações e ter um contato maior com a natureza, buscando o isolamento. Com isso, o Turismo Rural passou a ser um segmento muito procurado e centenas de cidades paulistas foram descobertas por este tipo de atrativo.  

Uma delas é Atibaia, um destino turístico bem conhecido do público paulista, mas por causa da produção de morangos e do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande. A cidade, no entanto, surpreende por seus atrativos turísticos rurais que ainda não são tão conhecidos.  

São fazendas, haras, cafés, pousadas, hotéis, laticínios, apiários e produtores artesanais de cachaças, doces, frutas, orquídeas, entre outros produtos cultivados na cidade e região, que fazem de Atibaia um potencial destino rural localizado a menos de 70km da capital paulista e a 130km de Santos (o equivalente a apenas duas horas de viagem).  

TURISMO SECULAR 

Sede da Fazenda Paraíso, cujo prédio data de 1860 e, em pleno século 21, ainda preserva as características originais daquela época. A casa, em estilo colonial, é feita de taipa | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

Um dos atrativos rurais mais procurados é a Fazenda Paraíso (www.fazendaparaisoatibaia.com.br), um complexo turístico de 150 alqueires com passeios, gastronomia típica rural e uma viagem ao tempo, já que o lugar data de 1860 e, em pleno século 21, ainda preserva as características originais daquela época.  

A casa sede, em estilo colonial e feita de taipa, ainda mantém a casa de banho, o quarto do dono, o quarto do forasteiro e a cozinha colonial com azulejos portugueses. Uma antiga senzala ainda sobrevive ao tempo e hoje serve de moradia para a família Herrerias, que chegou por ali na década de 40. 

“Preservamos e resgatamos as raízes do campo, o clima familiar, o aconchego rural e a tradição de gerações. A fazenda foi adquirida por volta de 1940 para dar início a um ciclo de empreendimentos rurais como alambique e plantações de café, cana e frutas”, explica a proprietária Ana Maria Herrerias, uma das várias gerações da família. 

O alambique, de 1910, continua produzindo a todo vapor as cachaças selecionadas D. Pedrito e Maracanã e é o mais antigo do país ainda em funcionamento | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

O alambique, de 1910, continua produzindo a todo vapor as cachaças selecionadas D. Pedrito e Maracanã e é o mais antigo do país ainda em funcionamento. Os visitantes podem acompanhar todo o processo de produção, desde a moagem da cana até o envelhecimento da bebida. Muitos dos maquinários são originais da época. 

O restaurante da fazenda oferece comida típica produzida no fogão a lenha. Em seu ambiente rústico e caraterístico, há dezenas de objetos antigos que fazem os turistas mais saudosos viajarem no tempo e que fazem inveja a muitos museus. 

Os visitantes podem acompanhar processo de produção, da moagem ao envelhecimento | Jéssica Aquino

.

O complexo ainda possui um imenso lago, de onde é possível fazer passeios de pedalinhos; além de trilhas ecológicas, piscinas e decks com quiosques cobertos com piaçava para comtemplar o por do sol, saborear o almoço debaixo de árvores e observar a natureza exuberante que circunda o lugar. As crianças podem visitar uma fazendinha e passear a cavalo. 

A Fazenda Paraíso funciona para o público em geral aos finais de semana, com opções de café da manhã rural, almoço ou day use em suas instalações. Durante a semana recebe turistas da Melhor Idade e alunos de escolas. Todos os atrativos devem ser reservados com antecedência e obedecem a rigorosos protocolos sanitários. 

APIÁRIO 

Nos próximos meses, turistas que visitarão Atibaia também poderão observar a produção de alguns dos cerca de 60 produtos do catálogo, entre eles o pólen apícola desidratado, a geleia real, o própolis | Divulgação

.

Nos próximos meses, o Turismo Rural de Atibaia ganhará um novo e curioso atrativo: a visitação a um apiário para que turistas possam conhecer todo o processo de produção de mel e derivados. 

Os turistas também poderão observar a produção de alguns dos cerca de 60 produtos do catálogo, entre eles o pólen apícola desidratado, a geleia real, o própolis, o mel de flores e o preferido da criançada, o “melzinho”, sachês ou gominhos com o produto. 

Mel produzido no Apiário Santo Antônio, em Atibaia (SP) | Divulgação

.

Uma das atividades do Apiário Santo Antônio (www.apiariosantoantonio.com.br) é o acompanhamento da apicultura migratória, que consiste no transporte das caixas de abelhas para diversas regiões, de acordo com a abertura das floradas.  

Às margens da Rodovia Fernão Dias, no km 50, no sentido BH-SP, o apiário mantém um empório que faz a venda dos produtos, além de lanches feitos no fogão à lenha e pizzas. Produtos típicos rurais, como queijos, pães, vinhos, doces, méis e outros derivados apícolas também são encontrados por ali.  

PASSEIOS A CAVALO 

Nos destinos turísticos rurais os passeios a cavalo são muito procurados principalmente por crianças. Em Atibaia um haras proporciona essa experiência em uma extensa área verde cercada pela Mata Atlântica e a apenas 10 minutos do centro da cidade.  

Aliás, a partir de um imenso gramado do Haras Haddad (www.harashaddad.com.br) é possível ver quase toda a região central de Atibaia. O espaço é o preferido por quem aprecia o por do sol e é possível chegar de carro. Ou a cavalo, claro! 

As experiências no haras vão muito além de simplesmente cavalgar. O turista pode até mesmo estabular o cavalo, com acompanhamento de funcionários | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

As experiências no haras vão muito além de simplesmente cavalgar. O turista pode até mesmo estabular o cavalo, com acompanhamento de funcionários, veterinária residente, e ainda alimentá-lo.   

Para quem já possui cavalo, o haras disponibiliza o espaço para passeios nas trilhas dentro da propriedade, com serviços de doma racional, trabalho de equitação básica, adestramento e aposentaria de animais idosos. 

As aulas de equitação proporcionam aos turistas vivenciar a rotina dos animais, ou seja, sua alimentação, higiene e outros cuidados que fazem parte do seu bem-estar. 

CAFÉ COM AMOR 

Café Expert Blend, de Atibaia, recebeu certificação da Rainforest Alliance (selo que identifica café cultivado em propriedades que seguem rigorosos padrões sociais e ambientais | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

Uma das características marcantes dos cafés artesanais é sua qualidade inigualável. Na roça, a bebida costuma ser servida com bolos de fubá, pães ou broas de milho. O café de boa qualidade tem sabor mais acentuado ou com aroma mais suave devido à seleção de grãos, como é o caso dos cafés gourmets. 

E Atibaia possui uma produtora de café com blend próprio. O Expert Blenders (www.expertblenders.com.br) mantém um padrão que é mantido graças ao acompanhando feito desde a escolha do café verde, do processo de torração, da escolha dos grãos perfeitos até a embalagem. 

Os proprietários dizem que o principal ingrediente do café é o seu grão selecionado, mas para que ele chegue com a qualidade exigida pelo consumidor, eles acrescentam um outro fator muito importante em sua composição: o amor.  

Loja boutique em prédio de 1892, revitalizado, no Centro Histórico de Atibaia | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

E parece que a química deu certo, pois o café recebeu certificação da Rainforest Alliance (selo que identifica café cultivado em propriedades que seguem rigorosos padrões sociais e ambientais) e da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).  

Todo o processo de produção, da colheita à embalagem, é feito na cidade de Araxá (MG), mas a comercialização dos cafés de torra média, sem amargor e mais adocicado, é feita em uma loja boutique que funciona em um prédio erguido em 1892, porém revitalizado, no Centro Histórico de Atibaia. Geleias, licores, cachaças, alfajores especiais, entre outros produtos artesanais de Atibaia e região compõem o catálogo de produtos. 

.

PUBLICIDADE

.

Rede hoteleira com opções para famílias, crianças e casais

.

Muitos dos bichos transitam tranquilamente nas áreas comuns da propriedade. São patos, galinhas, gansos, pavões, esquilos, coelhos e uma grande variedade de aves | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

Para quem gosta de passar um tempinho desconectado, em uma viagem que valorize as paisagens naturais, a gastronomia, o estilo de vida e as tradições das famílias que vivem longe dos centros urbanos, Atibaia e região oferecem diversas alternativas também na rede hoteleira. 

Hotéis e pousadas vêm investindo no Turismo Rural como forma de atrair turistas, principalmente famílias, que buscam o contato com a natureza e os animais. Megas estruturas, como as do Hotel Estância Atibainha; ou instalações simples, como na Pousada Águas do Vale; oferecem muito mais que hospedagens. São experiências que muitas crianças, por exemplo, poderão levar para o resto de suas vidas. 

O Hotel Estância Atibainha possui 120 chalés divididos em cinco categorias. As diárias incluem café da manhã (com mais de 80 itens), almoço (bebidas à parte), café da tarde e jantar | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

Com seus espantosos 900 mil m², o Hotel Estância Atibainha Resort & Convention (www.atibainha.com.br), localizado em Nazaré Paulista, a apenas 24km de Atibaia (20 minutos de carro), oferece experiências rurais em suas instalações por possuir uma fazenda repleta de animais dóceis que interagem com os turistas. A fazenda existe antes mesmo da inauguração do hotel, que ocorreu em 1984.  

Muitos dos bichos transitam tranquilamente nas áreas comuns da propriedade (que ocupa “apenas” 100 mil m² – o restante é área de proteção ambiental). São patos, galinhas, gansos, pavões, esquilos, coelhos e uma grande variedade de aves. As crianças (e os pais) podem visitar os estábulos para realizar ordenha ou fazer passeios de cavalos (valor à parte), de trenzinho, charrete ou visitar o centro hípico, a horta e o pomar. 

O Castelinho Medieval é um dos lugares preferidos das crianças (e dos adultos) e serve como um espaço multiuso e já foi até usado para festas temáticas | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

A estrutura do hotel Atibaianha foi pensada para oferecer um lazer completo para as crianças | Jéssica Aquino / Travel for Life

A estrutura do hotel foi pensada para oferecer um lazer completo para as crianças. São sete piscinas, para adultos e crianças, climatizadas e cobertas ou ao ar livre. Para gastar a energia, elas podem utilizar algumas das seis quadras, sendo três de tênis, duas de vôlei na grama e uma poliesportiva. Os papais têm à disposição um campo de futebol Society e salões de jogos. .

O contato com a natureza fica ainda mais interessante quando são percorridas algumas das três trilhas: a Ecológica, de 250m; a trilha Caminho da Saúde, de 2.400m; e a Caminhada Rio Atibainha, de 1.200m. Ainda tem brinquedoteca e parquinhos infantis. 

O Castelinho Medieval é um dos lugares preferidos das crianças (e dos adultos). Ele serve como um espaço multiuso e já foi até usado para festas temáticas, como o Halloween. Serva para baladinhas, shows de mágica, concertos de músicas medievais  

“TURMA DO ATIBAINHA” 

O “Tio Katraka” e a “Tia Pink”, que fazem parte da trupe “Turma do Atibainha”, passam o dia inteiro brincando com as crianças, envolvendo-as em um mundo de magia e fantasia | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

Se a proposta dos adultos é descansar e desplugar, os filhos recebem os cuidados de um time de monitores da “Turma do Atibainha”, que promove atividades de recreação, esportivas, de entretenimento para crianças a partir de 3 anos, além de oficinas de criatividade, danças e shows musicais.  

O “Tio Katraka” e a “Tia Pink”, que fazem parte da trupe, passam o dia inteiro brincando com as crianças, envolvendo-as em um mundo de magia e fantasia.  

“A conexão que temos com as crianças é tão grande que quando elas se despedem, após alguns dias de convivência, ficam tristes e nos deixam emocionados”, revela “Katraca”. 

Para quem quer ler um bom livro, um joguinho entre amigos ou assistir a um bom filme, vários espaços com lindas vistas panorâmicas podem ser usufruídas, como a Estação Aconchego, o Rancho Sossego, a Sala de Carteado, o Cinema e o Piano Bar.  

HOSPEDAGEM E GASTRONOMIA 

Todos os chalés são bem confortáveis, com camas box-spring, frigobar, TV com canais por assinatura e ar climatizado. Vila Atibainha tem sete chalés premium com hidro e lareira | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

O Hotel Estância Atibainha possui 120 chalés divididos em cinco categorias (standard, suíço, family 1 dormitório, family 2 dormitórios e a Vila Atibainha, com sete chalés premium com hidro e lareira). Todos são bem confortáveis, com camas box-spring, frigobar, TV com canais por assinatura e ar climatizado. Todas as unidades possuem cofre, acesso gratuito a Wi-Fi e rede para descanso. 

As diárias do hotel incluem café da manhã (com mais de 80 itens), almoço (bebidas à parte), café da tarde e jantar. A gastronomia é bem variada. São massas, peixes, carnes, saladas e até comida japonesa, que são oferecidos no sistema self-service.  

360 ALQUEIRES DE PURA NATUREZA 

Lago da Pousada Águas do Vale, localizada na Reserva Ecológica do Vuna, em Atibaia, em uma área de 360 alqueires.  Empreendimento possui 30km de trilhas na reserva natural | Divulgação

.

Outra estrutura de hotelaria que oferece experiências com o Turismo Rural e Ecológico é a Pousada Águas do Vale (www.pousadaaguasdovale.com.br), localizada na Reserva Ecológica do Vuna, em Atibaia, em uma área de 360 alqueires.  

Além de toda a infraestrutura da pousada, os monitores guiam os hóspedes e turistas pelos 30km de trilhas da reserva natural, que são mapeadas e sinalizadas por cinco cores. Nas caminhadas, além do contato com a natureza, os visitantes vão encontrar belas paisagens, lagos, cachoeiras, gruta de pedra natural e mirantes para registrar ótimas fotos. 

Nas caminhadas, além do contato com a natureza, os visitantes vão encontrar belas paisagens, lagos, cachoeiras, gruta de pedra natural e mirantes para registrar ótimas fotos | Jéssica Aquino / Travel for Life

A estrutura da pousada conta com piscina fria com toboágua, piscina climatizada coberta, hidromassagem aquecida, sauna seca, cachoeira, sala de jogos e carteado, sala de leitura, sala da lareira, sala de TV, espaço Wi-fi, mini campo de futebol de areia, playground rústico, brinquedoteca para a turminha de três a seis anos, lagos para pesca, quadra de vôlei gramada, tirolesa, caiaque, stand up paddle e recreação aos finais de semana com jogos e atividades de integração.  

LUXO NO CANTO DO IRERÊ 

Os chalés do recém-inaugurado Canto do Irerê, em Atibaia, são bem espaçosos, têm entre 80m² e 110m², e cada um com sua própria personalidade e arquitetura diferenciada | Jéssica Aquino/ Travel for Life

.

Focado exclusivamente para casais e voltado para o mercado de luxo, o Canto do Irerê Boutique Hotel (www.cantodoirere.com.br), inaugurado há apenas nove meses em Atibaia, tem seus exclusivos oito chalés dispostos em uma parte de seus 70.000 m² de mata preservada.  

Excelente espaço para relaxar, desconectar e aproveitar o silêncio. O único som possível de se ouvir por ali é o canto dos pássaros e o rugido de alguns macacos. Ou o vento movendo os galhos de centenas de árvores que contornam o hotel.

Piscina climatizada do Canto do Irerê, hotel cercado por mata nativa | Jéssica Aquino / Travel for Life

.

Chalés têm excelente espaço para relaxar, desconectar e aproveitar o silêncio | Jéssica Aquino / Travel for Life

Os chalés são bem espaçosos, têm entre 80m² e 110m², e cada um com sua própria personalidade e arquitetura diferenciada. São equipados com uma sala de estar com confortáveis sofás, lareira, TV por assinatura e estação de trabalho. A sala é separada do quarto por uma parede feita em pedras, dando um toque rústico ao ambiente luxuoso.  

Além disso, uma extensa varanda que acompanha do quarto à sala oferece uma vista privilegiada da mata. Essa mesma vista pode ser compartilhada de dentro da banheira de hidromassagem. Após o relaxamento na hidro com sais de banho, revigore-se ainda mais com a ducha de alta pressão. À noite, é possível extrair um saboroso cafezinho em cápsulas por meio de uma cafeteira disposta no chalé.  

GASTRONOMIA 

Além de todo o conforto oferecido pelos chalés, os hóspedes também podem usar e abusar da alta gastronomia do restaurante do Canto do Irerê, uma cozinha internacional com toques da regionalidade de Atibaia. 

Filé mignon ao poivre com batatas ao murro, uma das iguarias mais pedidas do Canto do Irerê, que tem uma cozinha internacional com toques da regionalidade de Atibaia | Jéssica Aquino / Travel for Life

Em um ambiente agradável e envidraçado, que valoriza toda a natureza no entorno do empreendimento, são oferecidos em seu cardápio massas, risotos, sopas e cremes; carnes e frangos; pescados e opções veganas.  Para degustar na piscina ou nos chalés, há porções, petiscos e sanduíches.  

Destaque, como entrada, é a Burrata Caprese. Como prato principal, alguns dos mais pedidos são o carré de cordeiro com cuscuz marroquino, o filé mignon ao poivre com batatas ao murro e a truta assada com lascas de amêndoas e panaché de legumes. Os pratos podem ser degustados e harmonizados com incríveis vinhos da adega do Canto do Irerê, by Zahil. 


* O jornalista Reginaldo Pupo e a repórter-fotográfica Jéssica Aquino viajaram com apoio da ATRA (Associação do Turismo Rural de Atibaia) 


Este post tem um comentário

  1. Sensacional está matéria e as dicas… Parabéns

    Faço passeios de jipe 4×4 em Atibaia ok
    @riba_aventura

    Qdo voltarem aqui, levo vocês de jipe … É só chamar

    @riba_aventura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo