Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Chef Preta, de Salvador, traz cozinha afetiva do Nordeste a SP em jantar a seis mãos



A Chef Angeluci Figueiredo, a Preta, que é convidada do Restaurante Refúgio, nos Jardins, para tocar meni a seis mãos | Divulgação

Uma das chefs mais requisitadas de Salvador chega a São Paulo para um jantar que promete transcender o paladar. Angeluci Figueiredo, a Preta, é a convidada do restaurante Refúgio, nos Jardins, Zona Sul de São Paulo, para um encontro especial a seis mãos com os chefs Henrique Lira e Ana Flávia Cavalcanti. Tudo harmonizado com vinhos cuidadosamente selecionados da Bodega Mataojo, do Uruguai. A experiência acontece sexta-feira, dia 23 de maio.

Direto da Ilha dos Frades, na Baía de Todos os Santos, Preta traz à capital paulista sua cozinha afetiva e nordestina, marcada pela intuição, pela estética delicada e pelo uso sensível de ingredientes que falam da terra, da infância e da ancestralidade.

Reconhecida por nomes como Claude Troisgros, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Neymar, ela traduz sua história em pratos que alimentam tanto o corpo quanto a lembrança.

A chef, que começou como repórter fotográfica, trocou as lentes pelas panelas e transformou sua paixão em um projeto de vida. Criou um restaurante reservado, rodeado por mar, móveis reaproveitados e receitas inspiradas em em nome de barcos de nativos, como “Vá com Deus” e “Deixei de Remar”. Hoje, Angeluci é referência de uma gastronomia que abraça o território e serve emoção em cada prato.

Sabores em diálogo

Em São Paulo, Preta assina a abertura do jantar com três pratos autorais que dialogam com o Nordeste e suas múltiplas texturas:

  • Creme de beterraba defumada com vieira amanteigada, acompanhado do elegante Touriga Nacional Rosado
  • Pera assada com queijo de cabra fresco e mel de abelha jataí levemente apimentado, com o vibrante Albariño
  • Gnocchi de abóbora com castanha de baru ao molho de rabada desfiada, em compasso com o profundo Blend Mataorro
  • Para encerrar sua participação, a chef apresenta um dos seus clássicos afetivos: sorvete de coco verde passado na tapioca com raspas de rapadura, doce que resume, com delicadeza, a força da simplicidade bem executada

O anfitrião da casa, Henrique Lira, entra com um prato que une sofisticação e rusticidade: tortelli de cordeiro na manteiga e sálvia, com cogumelos Paris e glacê. Já Ana Flávia, da Casaria, aposta em equilíbrio e frescor com sua sobremesa: mousse de queijo, compota de laranja e sorbet de laranja.

Chef comanda o Restaurante Preta, a pousada Pretoca, além do Preta Bistrô, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia | Divulgação

Os vinhos da Bodega Mataojo, que assina a harmonização da noite, costuram cada etapa do jantar com elegância e precisão. Reconhecida por valorizar o tempo, a natureza e o terroir uruguaio, a vinícola escolheu rótulos que potencializam texturas, perfumes e contrastes.

Mais que um jantar, uma travessia

Preta, que aos 48 anos prefere ser chamada de cozinheira a chef, é também artista, empresária e mulher de muitas camadas.

Nascida em Amargosa, no Recôncavo baiano, com formação em filosofia e uma longa carreira na fotojornalismo, ela fez da gastronomia um campo de criação. Hoje, comanda o Restaurante Preta, a pousada Pretoca, além do Preta Bistrô (no Museu de Arte Contemporânea da Bahia) e o novíssimo Preta Tira-Chapéu, no centro histórico de Salvador.

Mais do que servir comida, Angeluci serve experiência. Seu trabalho é artesanal, sensorial, cheio de intenção. Sua cozinha tem raízes, mas não se prende a fórmulas. Tem gesto, mas não exibe. É alimento, mas também poesia.

A noite no Refúgio será, portanto, uma rara oportunidade de provar essa poesia de perto. Ao lado de Henrique e Ana Flávia, Preta compõe um trio que entende que cozinhar é também acolher, compartilhar e, acima de tudo, sentir.

SERVIÇO | CHEFE PRETA EM SÃO PAULO

Local: Restaurante Refúgio – Alameda Franca, 1225, São Paulo

Data: 23 de maio, sexta-feira

Horário: A partir das 19h30

Convidados: Preta (Preta – BA), Henrique Lira (Refúgio – SP), Ana Flávia Cavalcanti (Casaria – SP) | Harmonização com rótulos selecionados da Bodega Mataojo (Uruguai)

Informações e reservas: 11 94796-3378




 

Esse post tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo