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Com “Rota da Cerveja”, Jundiaí (SP) entra para o seleto grupo de destinos cervejeiros



Terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, no Brasil a bebida é responsável por 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 14% da indústria de transformação nacional, empregando mais de 2,7 milhões de pessoas, de acordo com dados da CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja). Dados da entidade apontam ainda que o brasileiro consome, em média, 65 litros de cerveja por ano. Totalizando, aproximadamente, 15 bilhões de litros ao ano.

Essa paixão nacional pela cerveja também deu início a importante movimento: um boom de cervejarias artesanais por todo o país. Segundo levantamento realizado para o Anuário da Cerveja 2021, há 1.549 cervejarias registradas no país, distribuídas por 672 municípios brasileiros – 166 a mais, na comparação com o ano anterior. Tanto pela qualidade do produto como pela quantidade de cervejarias, alguns desses municípios acabarem se transformando em destino turístico.

A cidade de Jundiaí (SP) é um exemplo de destino para o turismo cervejeiro | Fotos Divulgação

A cerca de 65 quilômetros da capital paulista, a cidade de Jundiaí é um exemplo de destino para o turismo cervejeiro, que tem sido cada vez mais procurado por pessoas de diferentes regiões do país. Com a participação de 15 produtores locais, a “Rota da Cerveja de Jundiaí” oferece aos visitantes degustações, harmonizações gastronômicas, shows ao vivo, visitação às fábricas, cursos e palestras sobre o processo de fabricação da bebida, entre tantas outras atividades.

“Essas rotas, hoje, concentram o maior conjunto de atrativos e de fluxo turístico do município. Com a rota da cerveja, fomentamos ainda mais o turismo em Jundiaí, aumentando e diversificando as opções de experiências para turistas que visitam nossa cidade, além de atrairmos um segmento de público que só cresce, que é o de apreciadores da cerveja artesanal. Nosso município só ganha com mais essa iniciativa”, afirma a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.



Cerveja premiada

Realizado em Blumenau no mês de março, o concurso recebeu, ao todo, 565 cervejarias

Produzida pela cervejaria jundiaiense Giffa, a Sour Amarena ficou com a medalha de ouro da 11ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (considerado a terceira maior competição do mundo no segmento cervejeiro), na categoria Berliner-Style Weisse.

Produzida a base de malte de trigo e com um frescor típico do estilo onde por uma fermentação secundária e controlada adquire uma acidez fina, lembrando até um espumante, a Sour Amarena possui um estilo clássico da Alemanha.

“Após muitos estudos, chegamos a esta receita, com uma característica única de ser levemente mais ácida e aromática que as normais. A Sour Amarena carrega a alma da Giffa”, diz Marcelo Giffoni, proprietário da cervejaria. “Uma medalha de ouro para Jundiaí só fortalece a imagem de nossa cidade como produtora de excelentes cervejas e incentiva o fluxo turístico focado neste segmento”, comenta Marcela Moro, Diretora de Turismo.

Realizado em Blumenau no mês de março, o concurso recebeu, ao todo, 565 cervejarias de 25 estados, que apresentaram um total de 4.085 amostras.

Oktoberfest

Após sucesso, cidade quer realizar evento cervejeito, nos mesmos moldes da famosa Festa da Uva

Representantes das cervejarias de Jundiaí se reuniram recentemente com o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, para discutir uma proposta de realização da já tradicional festa da cerveja na cidade.

A ideia é que ela seja feita nos mesmos moldes da Festa da Uva — com entrada gratuita ao público, doações ao Fundo Social de Solidariedade, shows de artistas locais e da região, e a participação de empreendedores na área de alimentação.

“Jundiaí está abrindo novos horizontes no desenvolvimento turístico. Isso fortalece nossas rotas e circuitos, além de ampliar as cadeias produtivas locais e a geração de emprego e renda em nossa cidade”, afirma Parimoschi.




 

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