Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Duas novas versões da Ram Classic, que resgatam estilo dos anos 90, chegam ao Brasil


Chega ao mercado brasileiro a Ram Classic, uma nova porta de entrada para a única marca de picapes premium no país, entregando força, conforto, capacidade e tradição. Um modelo digno de receber o título de classic muscle truck, graças ao icônico motor HEMI® V8 de 5,7 litros e 400 cv de potência e ao design singular e atemporal, com linhas que resgatam o estilo “big-rig” da segunda geração das picapes Ram, na década de 1990.  

A nova picape é mais um passo no processo de expansão contínua da marca Ram no Brasil, sendo o quarto lançamento (sem contar edições limitadas) em menos de três anos. Essa série de ondas de poder inigualável começou na virada de 2019 para 2020 com a renovação da Ram 2500 e teve sequência com a Ram 1500 em 2021 e da Ram 3500 em março passado. 

Ela chega ao Brasil pelo valor sugerido de R$ 349.990 (versão Classic Laramie) e R$ 359.990 a versão Classic Laramie Night Edition.  

A nova picape é mais um passo no processo de expansão contínua da marca Ram no Brasil, sendo o quarto lançamento em menos de três anos, sem contabilizar as edições especiais limitadas | Fotos Divulgação

Produzida no México, na fábrica de Saltillo, a Ram Classic estará disponível a partir de 15 de setembro nas 58 concessionárias da marca Ram. A primeira versão a chegar será a Laramie. Na sequência, a linha será reforçada pela opção Laramie Night Edition.  

As cores disponíveis são Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie, que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados. Já a Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal. O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.  

Coração icônico  

Abrigando o histórico HEMI V8 de 5,7 litros debaixo do capô, a Ram Classic é a picape mais potente do Brasil, ao lado de outro modelo da marca: a Ram 1500 Rebel. O motor entrega 400 cv a 5.600 rpm e o também generoso torque de 556 Nm a 3.950 rpm, o maior entre os modelos a gasolina no segmento.  

Com câmaras de combustão hemisféricas, que explicam o nome de batismo, o HEMI® acumula várias gerações em mais de 50 anos de tradição e uma enorme legião de fãs. Além da força ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados, o propulsor tem algumas tecnologias que visam a economia de combustível.  

Caso do sistema de desativação de cilindros (MDS), no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária. Dessa forma, o consumo pode ser reduzido em até 20%.  

Interior da nova Ram Classic, equipada com a caixa automática de oito marchas totalmente eletrônica

Também colabora com a eficiência energética a sincronização do eixo de comando variável das válvulas. Isso reduz o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, aumentando o processo de expansão da combustão.  

E o HEMI® ainda se beneficia de um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 W que adapta o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento. A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas parasitas e ainda diminui ruídos. Sobre questões sonoras positivas, há de se destacar o prazer de ouvir o rugido desse V8 de 5,7 litros.  

Transmissão moderna e robusta  

A Ram Classic está equipada com a caixa automática de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônica que, com grande espectro de relações, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central. O sistema é inteligente e seguro. Por ex., ao se desligar o motor com o câmbio em D (Drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (Park).  

Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos. Já a relação do diferencial é de 3.92 e a Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante, garantindo aderência nos mais variados terrenos. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.  

O interior da Ram Classic entrega toda a amplitude e qualidade de acabamento

Design marcante  

O nome Classic faz todo o sentido ao se observá-la com atenção. O estilo da dianteira é uma clara homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então. Tamanho sucesso rendeu a esta geração da então Dodge Ram 1500 o prêmio “Truck of the Year” da Motor Trend em 1994.  

Apelidado de “big rig” em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas, o design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que nascem como uma continuação natural dos para-lamas, por sua vez, também rebaixado em relação à altura do capô.  

De qualquer ângulo, saltam aos olhos os traços musculosos, que reforçam a esportividade da Ram Classic. Também contribuem para o estilo muscle truck o capô com ressaltos e detalhes especiais, as duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio de 20 polegadas. Com desenho de cinco raios, na versão Laramie, elas são prateadas, combinando com todos os cromados, enquanto na Laramie Night Edition a pintura delas é preta, em linha com o padrão chrome delete.  

Os faróis têm projetor de dupla função, fazendo o papel da luz baixa e luz alta, sendo esta auxiliada também por uma lâmpada suplementar. LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.  

Alto nível de equipamentos  

O interior da Ram Classic entrega toda a amplitude e qualidade de acabamento típicos da marca das picapes mais desejada do Brasil e uma longa lista de série, da qual se destacam: ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), aquecimento e ventilação, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.  

Além de todo espaço, conforto e luxo, muito superior a qualquer picape média disponível no Brasil, com acabamentos emborrachados no painel de portas dianteiro parcialmente revestido em couro e no painel de instrumentos revestido em couro, além da iluminação em LED, a praticidade fala alto na Ram Classic com uma série de recursos. Caso do assento traseiro bipartido que pode ser levantado, deixando à mostra não apenas o subwoofer como um nicho para objetos e, ainda mais interessante, uma plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.  

A Ram Classic está muito bem servida no quesito segurança: seis airbags (frontais, laterais e de cortina)

Vale citar ainda os dois compartimentos embutidos com tampa nas extremidades laterais do assoalho traseiro. Impermeáveis e removíveis, eles podem receber, por exemplo, latas de bebidas e pedras de gelo para mantê-las na temperatura ideal ou até aquele peixe que deu muito trabalho na pescaria.  

Em relação à segurança, a Ram Classic está muito bem servida com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.  

Caçamba gigante  

Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn (quando com preparação para reboques tipo quinta roda). Com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes Ram, e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio), ela permite receber objetos grandes com facilidade.  

Do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica. Detalhe importantíssimo, pois a Ram Classic pode rebocar até 3.534 kg, mais do que qualquer picape de outra marca no mercado.  

A versão Classic Laramie Night Edition, que chega ao Brasil por R$ 359.990

Marca de pós-vendas da Stellantis, a Mopar preparou um plano de manutenção extremamente competitivo para a Ram Classic, que traduz bem o termo inglês dependability, um dos valores da marca Ram. As revisões são anuais ou a cada 12 mil km, mas a melhor notícia é que as três primeiras paradas na concessionária são gratuitas. Outro destaque é a possibilidade de compra antecipada da quarta até a sexta revisão.  

Os lubrificantes e fluidos utilizados são da linha original Mopar Oil, desenvolvida pela Shell em conjunto com a engenharia da Stellantis. A tranquilidade é completada pela assistência 24 horas do Privilege Service e pela garantia de fábrica de 3 anos, que pode ser ampliada até 5 anos, com a compra de 1 ou 2 anos de extensão, nos planos Total ou Motor e Câmbio.  

E como o cliente Ram é apaixonado pela marca, nada mais natural que personalizar a Ram Classic a partir do portifólio com mais de 20 acessórios originais Mopar. Entre os destaques há alargador de para-lama off-road, degrau de caçamba, capota marítima e lança de engate. Em breve a lista vai crescer com itens como estribos automáticos e capota elétrica. 





 

Esse post tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo