Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Explore o litoral paranaense de jipe, bicicleta, caiaque, boia, tirolesa e até de trem



Litorina no Viaduto do Carvalho, fundado em 1885. A viagem começa cedinho com o trem na Serra do Mar até a cidade de Morretes | Carlos Renato Fernandes / Divulgação

Quem busca um carnaval com aventuras pode apostar na região litorânea do estado do Paraná. Partindo de Curitiba, a Serra Verde Express oferece uma gama de opções para viver o primeiro feriado prolongado do ano. A seguir, um roteiro sugerido para curtir um Carnaval diferente.

A viagem começa cedinho com o trem na Serra do Mar até a cidade de Morretes. Os passageiros podem escolher entre as três opções de classe: Turística, Boutique e Litorina de Luxo, sendo que o vagão Bove, pet friendly, pertence à Boutique.

Todas as categorias oferecem serviço de bordo com kit lanche e, com exceção da Turística, bebidas – água, refrigerante e cerveja – são à vontade. São cerca de quatro horas entre trechos de vegetação intocada da Mata Atlântica. Além de picos e montanhas, são mais de 41 pontes e 13 túneis distribuídos em 70 km de trilhos.

O trem da Serra Verde Express, eleito pelo “The Guardian” como um dos dez mais bonitos do planeta e pelo “The Wall Street Journal” como um dos três passeios de luxo sobre trilhos mais interessantes do mundo.

Chegando na cidade, são indicadas, a uma curta caminhada da estação, as Pousadas Bella Morretes ou Dona Laura. Ambas ficam bem no centrinho e próximas ao Rio Nhundiaquara que corta a cidade. Já a Hakuna Matata é um pouco mais afastada, a 4,5km do centro, com mais áreas sociais e estruturas de lazer à disposição do hóspede. Para todas as opções, é possível contratar transfer para deslocamento.

Quando bater a fome, o convite é experimentar o clássico barreado no Restaurante Stazione. O prato típico carrega mais de 300 anos de história, sendo preparado com pedaços de carne vermelha cozidos por cerca de 12 horas em panela de barro vedada.

À tarde, que tal aproveitar para conhecer Morretes? A cidade ainda preserva a arquitetura antiga dos seus casarões e igrejas, e caminhar por suas ruas é uma verdadeira aula de história. A dica é experimentar a famosa cachaça de banana e tomar um sorvete de gengibre nas margens do Rio Nhundiaquara.

Morretes costuma ser uma cidade mais tranquila à noite, então se a vontade for de agito, que tal pegar uma Maria Fumaça para curtir o sábado Antonina? O trem Caiçara parte às 16h30 e uma hora de passeio com guia especializado na história da região leva à cidade boêmia para um digno happy hour. Para voltar, é possível contratar já na compra do bilhete de ida o serviço rodoviário da volta, ou adquirir serviço de transfer privativo conforme horário de preferência com a Serra Verde Express.

Turismo de Aventura

O domingo tem opções de passeios aventureiros, mas para toda a família. Para curtir o dia todo, o Ekôa Park é um paraíso ecológico dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica. A experiência começa com uma imersão 180º na natureza logo na entrada, e na sequência o Corredor dos Sentidos leva todos a aflorar as sensações no meio ambiente.

O parque oferece estrutura completa, com banheiros e restaurantes. Para explorar, experimente a Trilha da Mata, das Aves e do Peabiru e Tekôa — como chamam sua Escola de Natureza. Para os mais aventureiros, arvorismo e tirolesa, com equipamentos de segurança e acompanhamento profissional. São 8h de passeio, finalizando às 17h.

Os bichinhos de estimação têm lugar garantido, com direito a caminha | Brunno Covello / Divulgação

A segunda de Carnaval pode dar sequência à exploração da natureza na região. Às 9h, parte o passeio de Boia Cross. O transporte é feito de 4×4 por estrada rural até o topo dos rios Ipiranga e Nhundiaquara. A descida é feita por pequenas corredeiras de águas cristalinas, piscinas naturais, com a Serra do Mar de plano de fundo e em meio à mata ciliar que é pura Mata Atlântica preservada.

A travessia também conta com equipamentos adequados e todo apoio de equipe especializada. Se a ideia for fazer um passeio mais calmo para levar a criançada, a canoagem é uma ótima pedida, com nível de dificuldade mais leve e as mesmas maravilhas naturais.

O retorno é feito na hora do almoço, com pausa para recarregar as energias. Para completar a tarde com mais adrenalina, às 14h parte da estação ferroviária de Morretes o passeio Serra Adventure. Para começar, uma breve visita ao parque temático Hisgeopar, que conta a história do Paraná com importantes símbolos representados em uma grande maquete com sons, cheiros e bonecos em movimento.

Logo após, imersão na geografia do estado, explorando os vilarejos da área rural de Morretes pelas estradas de terra. Com o visual imponente das montanhas do Marumbi, o tour passa por produtores locais, e depois segue para o ponto alto do passeio: duas travessias emocionantes pelas águas cristalinas do Rio Pinto em veículos 4×4 apropriados para o trajeto.

No carro Barão, os passageiros têm até uma varanda à disposiçãoDaniel Castellano / Divulgação

E para não dizer que não pulou carnaval, a terça-feira é o dia para curtir uma matinê no Carnaval de rua de Antonina. Um dos mais famosos do Paraná, é ideal para aproveitar em família sem deixar as marchinhas totalmente de lado.

Vontade de pôr o pé na areia?

Se estar perto do litoral faz lembrar da praia, o acesso é fácil e pode ser uma opção para por o pé na areia. A viação Graciosa oferece ônibus de Morretes a Pontal do Sul pela manhã e à tarde, via Matinhos ou direto para o destino final. Em Pontal, 15 minutos de barco te levam à Ilha do Mel, um dos pontos turísticos mais apreciados do Paraná.

Na Região de Encantadas, a hospedagem na pousada Caraguatá garante uma acomodação rústica, mas com todo o conforto. O café da manhã é bem completo, cheio de frutas da estação, pães caseiros e outras delícias, e ainda é possível ter o privilégio de comer ao som dos passarinhos beliscando pedacinhos de mamão no comedouro.

Uma vez na Ilha, as protagonistas são as lindas praias, e ainda é possível fazer trilhas para a Gruta de Encantadas e Farol das Conchas, ou pegar uma bicicleta para alcançar a Ponta da Brasília, a outra região da Ilha do Mel. Bares, restaurantes e muita música boa vão garantir dias incríveis por ali. Na Ilha do Mel, automóveis não entram e a maior parte da área é preservada e intacta.


Retorno a Curitiba, de trem, subindo a Serra do Mar, com direito ao pôr do sol | Marquinhos Video Maker

Serra Verde Express

Sediada em Curitiba, a Serra Verde Express é a empresa que detém a concessão dos trens turísticos que realizam o percurso na ferrovia Paranaguá-Curitiba. Responsável por coordenar os passeios turísticos ferroviários, a Serra Verde Express é a maior companhia do ramo de serviços de receptivo de viagem de Curitiba e do Litoral Paranaense.

Os serviços receptivos da Serra Verde Express são completos e incluem transfer, hospedagem, city tour, excursões e ingressos, com acompanhamento de profissionais altamente treinados e capacitados. Para mais informações acesse o site ou visite o perfil da Serra Verde Express no Instagram: serraverde_oficial.




Esse post tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo