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Hilux e Ranger que se cuidem: JAC Hunter chega para bagunçar o mercado de picapes




REGINALDO PUPO@reginaldo_pupo

O mercado de picapes médias entrou em parafuso nesta semana com o lançamento da JAC Hunter, que chegou com itens superiores em relação às concorrentes, como a capacidade de 1.400kg e garantia de oito anos. O veículo também é maior que a concorrência, com 10cm a mais na largura e altura.

O valor inicial também é bem atrativo: R$ 239.900 para as primeiras mil unidades. Exatos R$ 20 mil a menos do que o preço de lista, R$ 259.900. Todo esse conjunto oferece o melhor custo x benefício entre as demais concorrentes, como a veterana Toyota Hilux, a Ford Ranger e a Chevrolet S-10.

Técnicos da JAC rodaram um milhão de quilômetros em todas as regiões do país, colocando o modelo à toda prova | Fotos Divulgação JAC

A JAC já é referência em carros eletrificados no Brasil, após lançar nos últimos anos 10 modelos, entre sedãs, SUVs, camionetes, furgões e até caminhões. Todos 100% elétricos. Agora, a marca chinesa traz um modelo 4×4 a combustão, robusto, com design agradável e, ao mesmo tempo, agressivo, que certamente irá agradar os amantes do off-road.

Antes de lançar a Hunter no mercado, técnicos da JAC rodaram um milhão de quilômetros em todas as regiões do país, colocando o modelo à toda prova, durante 18 meses. De acordo com a marca, os longos testes de rodagem garantiram a tropicalização da JAC Hunter, adaptando-a às condições desafiadoras do Brasil.

A Hunter possui 1.400 kg de carga total, a maior de sua categoria. E o nome Heavy Duty é mais do que justificado

A garantia de oito anos de fábrica, sem limite de quilometragem, é direcionada para uso particular ou 250.000 km para uso comercial, indo bem além das competidoras.

Quem decide adquirir uma picape tem, como critério, a capacidade de carga da caçamba, E a Hunter possui 1.400 kg de carga total, a maior de sua categoria. O nome Heavy Duty é mais do que justificado. A caçamba tem capacidade de volume de 1.135 litros, além de ser equipada com proteção de série.

A maior picape da categoria

A JAC Hunter também possui dimensões generosas, com 5,33m de comprimento, 1,96m de largura, 1,92m de altura e 3,11m de distância entre eixos. Por ser 10 centímetros mais alta e 10 cm mais larga do que a Toyota Hilux, o conforto é superior à média.

O mesmo vale para os passageiros que viajam no banco traseiro, que conta com duas entradas USB e saídas de ar. O piso plano ajuda a acomodar ocupantes maiores, que viajam mais confortavelmente graças à maior inclinação do encosto do banco traseiro. Ainda há bolsos para revistas e celulares nas costas das poltronas dianteiras.


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Design agressivo com personalidade

Como não poderia deixar de ser, o desenho agressivo é o cartão de visita da Hunter. Os faróis divididos são do tipo full-LED, sem lâmpadas halógenas, o que aumenta o alcance em situações de baixa luminosidade. A assinatura visual de LED oferece luzes de rodagem diurnas de alta intensidade, destacando a picape nas estradas. Uma grande moldura cinza emoldura o conjunto, valorizando a ampla grade tipo colmeia. Para combinar, o logotipo da JAC é escurecido.

As laterais exibem vincos demarcados, que se sobressaem ainda mais devido aos para-lamas ressaltados, cujas molduras se integram visualmente com a dianteira. O santantônio estilizado e o rack do teto também vêm de série. Retrovisores e maçanetas recebem acabamento cromado, o que aumenta a sensação de requinte. Para finalizar o design marcante, a traseira tem lanternas com filetes verticais de LED.

Motor turbodiesel e câmbio automático

As laterais têm vincos demarcados, que sobressaem devido aos para-lamas ressaltados, cujas molduras se integram visualmente com a dianteira

Equipada com motor 2.0 turbodiesel, a Hunter dispõe de 191cv de potência a 3.600 rpm e 46 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm. O câmbio automático sequencial é o ZF de oito marchas, transmissão reconhecida pela rapidez, suavidade e capacidade de adaptação a diferentes relevos, sendo capaz de detectar agilmente a necessidade de freio motor. Não por acaso, é usado por marcas como Audi e BMW. O conjunto leva a picape de zero a 100 km/h em 11,9 segundos e à velocidade máxima de 185 km/h.

A picape possui quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Lama. Cada um deles altera notavelmente o comportamento da Hunter. No econômico, as marchas altas são priorizadas, reforçando a economia de combustível. O normal traz equilíbrio para o uso cotidiano.

O esportivo muda o mapeamento da central eletrônica, privilegiando o torque e desempenho. Para evitar o destracionamento e moderar a força elevada do propulsor, a opção lama parte em segunda marcha. Se o motorista quiser, há a possibilidade de ajustar o nível da assistência de direção, que pode ser normal ou esportiva.



Um comando giratório permite selecionar os diferentes modos de tração. Na condução normal, a tração é repassada para as rodas traseiras. Se for necessário, a tração 4×4 High pode ser acionada rapidamente, possibilitando maior aderência em pisos difíceis. É o suficiente no momento de encarar trilhas e lama. Já o modo 4×4 reduzido é voltado a desafios ainda mais pesados.

Na hora do off-road, a Hunter possui bons ângulos de entrada (27 graus) e de saída (23 graus). A altura em relação ao solo é de 24 centímetros, já a capacidade de rampa é de 30%. Vital nas manobras no asfalto e fora dele, o diâmetro de giro é de apenas 12,4 metros.

O nível de consumo é moderado: são 9 km/l de diesel na cidade e 10,2 km/l na estrada. Graças ao tanque de 80 litros, a autonomia rodoviária chega a 816 km.

Acabamento premium e muita tecnologia

O alto nível de tecnologia fica claro em vários pontos. O painel digital, com visor de sete polegadas, possui gráficos coloridos de alta definição

O acesso à cabine é facilitado pelo estribo lateral de série e pelas alças na coluna A. E a recepção não poderia ser melhor. Logo ao entrar, o acabamento premium já sobressai. Os revestimentos de couro artificial marrom estão até no console central e nos quatro painéis das portas.

Os bancos são trabalhados em matelassê, e chamam a atenção também por terem ajustes elétricos para o motorista (seis posições) e carona (quatro posições), além de aquecimento em ambos. Amplas abas laterais ajudam a segurar os movimentos do corpo nas curvas.

Assim como o acabamento, o alto nível de tecnologia fica claro em vários pontos. O painel digital, com visor de sete polegadas, possui gráficos coloridos de alta definição e pode ser personalizado. A enorme central multimídia tem 13 polegadas e tela vertical.

Os bancos são trabalhados em matelassê, e chamam a atenção também por terem ajustes elétricos para o motorista e carona

O formato de tablet facilita a visualização de diversas informações ao mesmo tempo, sem a necessidade de trocar de tela. É possível conectar o Android Auto ou Apple CarPlay rapidamente, sem falar no sistema de recarga wireless de smartphones. Para maior agilidade, o ar-condicionado pode ser controlado também por botões físicos.

Entre muitos recursos, a tela exibe as imagens das câmeras da Hunter. Não há apenas câmera de ré; a dianteira também possui uma, proporcionando saídas seguras de garagens. Somam-se a elas as câmeras laterais, e o conjunto possibilita visualizar o entorno da picape em 360 graus. Juntamente com os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a tecnologia ajuda muito em balizas.

O sistema de som tem quatro alto-falantes e dois tweeters, garantindo, assim, uma boa qualidade de reprodução. Amplas regulagens de equalizador e balanço podem ser acessadas rapidamente.

Elevado em relação ao motorista, o console central exibe a manopla do câmbio eletrônico, além de concentrar as demais funções de ajuste do carro. O freio de mão eletrônico tem auto hold, tecnologia que aciona os freios automaticamente em paradas, poupando a perna do motorista.

A picape possui quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Lama. Cada um deles altera notavelmente o comportamento da Hunter

Também ficam ali os comandos do sistema de tração e dos diferentes Drive Modes. Outros três botões podem acionar ou desabilitar o controle de estabilidade e os desembaçadores do para-brisa e do vidro traseiro.

O espaço destinado a objetos é amplo, e inclui porta-copos central de dois tamanhos diferentes, perfeito para acomodar copos e garrafas sem o risco de derramar. O porta-objetos do apoio de braço dianteiro é refrigerado, destacando-se pela regulagem do fluxo de ar. Além da tomada de 12V no console, há duas portas USB na dianteira e uma na traseira. Os passageiros de trás, que já desfrutam de amplo espaço, contam ainda com saídas de ar e apoio de braço com outros dois porta- copos.

Segurança aprovada

Assim como o pacote de tecnologia, o nível de segurança da JAC Hunter é elevado. Com cinco estrelas no teste do Australasian New Car Assessment Program (Ancap), programa de avaliação de carros novos vendidos na Austrália e em mercados asiáticos, a picape possui um bom pacote de segurança ativa e passiva.

Os itens de segurança ativa incluem freios a disco nas quatro rodas, hill- holder e controles eletrônicos de tração e de estabilidade. A segurança passiva, por sua vez, é reforçada pelos seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina).

A JAC Hunter possui 1.400 kg de carga total, a maior de sua categoria. E o nome Heavy Duty é mais do que justificado

Pacote de itens de série completo

Entre os outros muitos itens de série estão teto solar elétrico, retrovisores com rebatimento automático e vidros com função um-toque para todos, que podem ser fechados a distância com o botão de trancar da chave keyless. Além disso, os vidros podem fechar automaticamente quando começar a chover.

Somam-se ao pacote os seguintes equipamentos: rodas de liga leve aro 18 diamantadas; pneus fora de estrada 265/60 R18; apoio de braço traseiro com porta-copos; luzes de leitura individuais de LED; projeção do logotipo JAC ao abrir as portas; volante multifuncional; controle de velocidade de cruzeiro; fechamento automático das portas programável; faróis ajustáveis em altura; controle de pressão dos pneus; cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura; para-sóis com espelhos e iluminação; e luzes de LED customizáveis na cabine.

Test-drive delivery

Para conhecer a Hunter pessoalmente, a JAC oferece o programa “Hunter Experience”, um novo sistema de vendas em que a montadora leva a picape até o endereço do cliente, evitando a necessidade do seu deslocamento até uma concessionária.

Na hora do off-road, a Hunter possui bons ângulos de entrada (27 graus) e de saída (23 graus). A altura em relação ao solo é de 24 centímetros

A inovação funciona como um test-drive delivery, possibilitando que o interessado teste o veículo em sua garagem e trechos do seu dia a dia. Segundo a marca, em breve, a experiência estará disponível em mais de 110 cidades, uma abrangência que cobre todas as regiões do Brasil. Até o início de 2025, o total chegará a 120.

Um ponto de destaque é que essas 110 cidades já são atendidas por oficinas autorizadas e treinadas para assistência, manutenção, garantia e planos de revisão. Para saber mais sobre a picape, as cidades que oferecem a Hunter Experience e agendamento, basta acessar o site da JAC Motors no link https://picape.jacmotors.com.br/hunter-hd/




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