Monte Verde, no Sul de Minas Gerais, é uma ótima sugestão para viajar entre os…
Já pensou em se hospedar em um castelo medieval, de 1920, único da América Latina?
REGINALDO PUPO| @reginaldo_pupo
Não é necessário viajar até a Europa para se hospedar em um castelo de verdade e vivenciar todo o luxo da nobreza. Em pleno Brasil é possível se instalar em um palacete inspirado em um castelo genuinamente medieval. Ele está situado no distrito de Itaipava, em Petrópolis, na Região Serra Verde Imperial, no estado do Rio de Janeiro, a apenas 87km da capital fluminense.
O Castelo de Itaipava foi construído a partir de 1920 e levou cinco anos para ser concluído. Ele possui estilo normando-medieval e é o único palacete da América Latina inspirado em um castelo medieval em toque normando clássico. São 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, sete banheiros, diversos salões, bibliotecas, sala de música, halls, duas torres, diversos terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigam interessantes histórias sobre seus antigos moradores.
As acomodações são completas e a estrutura possui dois restaurantes com gastronomia contemporânea e estacionamento privativo gratuito. A propriedade disponibiliza uma recepção 24 horas e acesso Wi-Fi gratuito em todas as áreas. O hotel também conta com quartos para famílias.
Todos os quartos apresentam decoração e móveis tradicionais da época imperial, além de banheiros privativos e roupas de cama. A cada manhã os hóspedes podem desfrutar de um variado buffet de café da manhã. Além disso, o Castelo de Itaipava oferece uma banheira de hidromassagem para relaxamento e um parquinho infantil. Os hóspedes podem levar pets de estimação com até 10 kg por um custo adicional diário.
As hospedagens
As acomodações são a Suíte da Torre, Suíte Imperial, Suíte do Barão, Suíte Cavaleiro Real, Suíte do Conde, Suíte do Escudeiro, Quarto Família Real, Quarto Príncipe, Quarto Lorde, Quarto Nobre, Quarto Samurai e Quarto Júnior.
A Suíte da Torre possui apenas duas unidades, que estão situadas na ala norte do hotel. Essas acomodações são únicas e muito procuradas em todas as datas do ano. A suíte possui o formato da torre do castelo, sendo circular por dentro, e é usada para eventos do hotel. Seu pé direito é alto e internamente possui banheira de hidromassagem ou ofurô.
Uma das acomodações mais disputadas é a Suíte do Barão, que está entre as categorias mais completas e confortáveis do Castelo de Itaipava. Seu diferencial das demais é o amplo quarto, estação de trabalho e banheira de hidromassagem. A acomodação é perfeita para os convidados dos eventos do Castelo.
Já a suíte mais procurada do meio de hospedagem é a Imperial, a maior entre todas as habitações do castelo. Além do amplo e elegante espaço, todo decorado, possui uma banheira exclusiva.
Os hóspedes e visitantes do Castelo de Itaipava têm a sensação de estarem voltando ao tempo, desde o cavaleiro medieval no centro do pátio, os diversos corredores que formam um labirinto dentro do castelo, até as enormes palmeiras existentes no entorno do empreendimento.
A construção
O Castelo do Barão de Itaipava, como era chamado antigamente, foi construído por 20 famílias trazidas da Europa, com material totalmente europeu. Os blocos de pedras foram trazidos de Portugal e talhados por artesãos portugueses. O telhado de ardósia, por exemplo, foi trazido da França.
O mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso Salão do Zodíaco, veio da Itália. As portas e janelas são de jacarandá, com ferragens inglesas. Já os vitrais são austríacos e os principais detalhes, vistos em cada porta dos quartos, tinham os nomes dos filhos dos proprietários gravados em ouro.
A área onde o castelo foi construído pertencia ao então ex-presidente do Brasil, Nilo Peçanha, que havia adquirido uma propriedade no local para passar as férias. As terras, no entanto, foram vendidas por Peçanha para o barão Jaime Smith de Vasconcellos, que ergueu o castelo no local.
O Castelo de Itaipava foi construído pelo aristocrata anglo-brasileiro Rodolfo Smith de Vasconcellos, no bairro de Itaipava, e foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa (que construiu Brasília e atualmente dá nome à principal avenida da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro). No entanto, Costa sempre creditou o projeto ao arquiteto Fernando Valentim, seu antigo sócio.
Personalidades como Adhemar de Barros, Getúlio Vargas, Amaral Peixoto e várias pessoas das sociedades carioca e paulista frequentavam o local.
Gastronomia
O Castelo de Itaipava possui dois restaurantes com pratos saborosos e bem elaborados. Aberto aos hóspedes e ao público em geral, a Taberna do Castelo é um restaurante com um amplo salão decorado que possui gastronomia contemporânea, em plena atmosfera imperial, que proporciona aos visitantes a oportunidade de almoçar ou jantar em um castelo.
O cardápio possui opções de carnes, aves, massas e até peixes, além de diversas opções de sobremesas deliciosas. Vários rótulos de vinhos harmonizam perfeitamente com a proposta gastronômica. A Taberna funciona de segunda a quinta das 12h às 16h e das 18h30 às 21h30. Sextas e sábados das 12h às 22h30 e aos domingos das 12h às 22h30.
Já o Restaurante Solar funciona no charmoso Pátio das Jabuticabeiras, com dois ambientes internos climatizados e uma charmosa área externa com ombrelones. São diversas opções para agradar a família e os casais, com chopes e cervejas artesanais, música ao vivo de quinta a sábado e uma super área kids grátis para as crianças. O Solar funciona de segunda a quinta e feriados das 9h30 às 19h, às sextas das 9h30 às 21h e aos sábados, domingos e véspera de feriados das 8h às 21h.
CASTELO DE ITAIPAVA
Endereço: Rodovia BR-040, 998 – Km 56 ao km 57 | Itaipava, Petrópolis (RJ)
Telefone: 0800 799 9925
E-mail: reservas@castelodeitaipavahoteis.com.br
Site: https://www.castelodeitaipava.com.br
Instagram: @castelodeitaipava
VEJA MAIS IMAGENS DO CASTELO DE ITAIPAVA
Esse post tem 0 comentários