Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Monte Sião, sul de Minas Gerais, tem atrativos que vão muito além das malhas e tricô



Igrejas, mosteiros, praças, museus, cachoeiras, artesanatos e até produtores artesanais de queijos, vinhos e doces são alguns dos muitos atrativos da pacata e acolhedora cidade de Monte Sião, localizada no Sul de Minas Gerais, na divisa com a cidade paulista de Águas de Lindóia. A cidade está a 196km de São Paulo. 

Esses pontos turísticos fogem do seu tradicional roteiro de malhas e tricô, que fazem a fama do destino desde 1973, quando o município recebeu, oficialmente, o título de Capital Nacional da Moda Tricot.

Árvores e plantas foram podadas para dar formas a desenhos de bichos | Jéssica Aquino / Travel for Life

Um dos lugares mais visitados é a Praça Prefeito Mário Zucato, O espaço é tomado por diversas espécies de árvores e plantas que foram primorosamente podadas, dando formas a desenhos de bichos como elefantes, aves, coelhos e até dinossauros. Há até filas de turistas para fazer fotos em meio a esta verdadeira obra de arte da jardinagem.

Ainda na praça, turistas moderninhos contrastam com alguns de seus moradores mais antigos, que ainda mantêm as características típicas do interior, como o uso do chapéu de palha. Hospitaleiros e bons de “prosa”, alguns deles mascam fumo enquanto contam seus “causos” e depois vão embora a cavalo pelas ruas movimentadas do centro.

Elefantes, aves e até dinossauros ganham forma com as árvores podadas | Jéssica Aquino / Travel for Life

Na praça ainda é possível colocar as crianças para pilotar carrinhos de madeira, para tomar sorvete à moda antiga, naquelas máquinas que transformam líquidos coloridos na guloseima. Nada de carros barulhentos ou rebaixados. Muitos jovens saem com as namoradas pilotando charretes.

E se a ordem é voltar ao tempo, a alguns quarteirões dali, programe uma visita ao Museu Histórico e Geográfico de Monte Sião, que exibe a cultura local e as tradições por meio de objetos e utensílios de épocas remotas. Entre os destaques está uma réplica de uma casa feita do mesmo material usado antigamente, técnica de pau a pique, e bonecos de cera representando cenas do cotidiano dos antepassados, além de objetos que eram utilizados para o trabalho.

Objetos e utensílios de épocas remotas estão em exposição no museu | Jéssica Aquino / Travel for Life

Conta também com uma réplica de cavernas de Minas Gerais e uma gruta artificial com representação realista, única construída em um museu brasileiro. Barbearias, farmácias, sapatarias e até um consultório dentário móvel, de 1924, são reproduzidos fielmente com objetos originais de suas respectivas épocas. A primeira máquina de fazer tricô de Monte Sião também está exposta.

Os apaixonados por automobilismo vão vibrar ao se deparar com um caminhão Chevrolet de 1927, de quatro cilindros e 40 cavalos, montado nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:

Chefs criam e capricham em receitas inusitadas para participarem do 1º Festival Sabores da Montanha

Centro das atenções

Localizado na Praça Prefeito Mário Zucato, o receptivo turístico de Monte Sião acabou se tornando um dos atrativos mais visitados (e fotografados) do lugar, sendo o centro das atenções, pois funciona em um micro-ônibus totalmente “envelopado” e decorado com tricô. Algumas peças do veículo, como os parafusos da roda, ganharam decoração feita em peças de porcelana.

Na decoração de 2021 tema foi  “Tudo o que é feito com amor floresce” | Jéssica Aquino / Travel for Life

O receptivo funciona desde 2019 na entrada da praça e a cada ano o envelopamento muda para dar lugar a outro tema escolhido pelos idealizadores do projeto. Em 2021 (foto), por exemplo, o tema foi “Tudo o que é feito com amor floresce”. Passam pelo receptivo, em média, 1,5 mil turistas apenas aos sábados, segundo a coordenadora Marivani Ruiz.

No interior do ônibus-receptivo, além de estrutura como TV com vídeos institucionais, folheteria e até cafeteria, funciona uma espécie de empório onde são expostos produtos artesanais produzidos na cidade ou região, como cafés, cachaças, doces, porcelanas, vinhos, roupas e objetos de decoração. No corredor, totens mostram por meio de fotos os atrativos turísticos.

LEIA TAMBÉM:

Serra da Mantiqueira paulista e Sul de MG ganham o maior festival gastronômico do país

Fé e religiosidade

A poucos passos dali, apenas atravessando a rua, está o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. O lugar é repleto de detalhes e, por esse motivo, vale a pena ficar um tempinho ali observando cada um deles.

Construída em 1849, é a primeira igreja dedicada a Medalha Milagrosa do Brasil. Pesquisas realizadas em documentos arquivados na Cúria de São Paulo e Pouso Alegre (MG), em arquivos paroquiais e particulares de Ouro Fino (MG) e Monte Sião, comprovam esse pioneirismo religioso.

O Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa de Monte Sião (MG) | Jéssica Aquino / Travel for Life
A cidade integra o Caminho da Fé, rota peregrina que liga Águas da Prata (SP) a Aparecida (SP) | Jéssica Aquino / Travel for Life

A igreja e a cidade integram o Caminho da Fé, uma rota peregrina que liga as cidades de Águas da Prata (SP) a Aparecida (SP), esta última distante 282km de Monte Sião. O trajeto mais longo tem 742km saindo do município de Borborema (MG) e o mais curto, partindo de Paraisópolis (MG), tem 134km.

Outra igreja que merece ser visitada é a do Rosário, no centro. Embora tenha sido inaugurada oficialmente em 1955, ela já existia como uma capela de pau a pique desde o século 19. Ganhou esse nome por ficar em um local conhecido como Largo do Rosário.

Em 1953 foi demolida e doada à prefeitura de Monte Sião para ser reconstruída dois anos depois com dinheiro arrecadado em uma quermesse na cidade. Ao redor da igreja foi construída uma praça que também levou o nome de Rosário. Nela, produtores de tricô artesanais expõem seus trabalhos em barraquinhas para a venda e atraem clientes, na maioria turistas, interessados em obter peças feitas caprichosamente à mão (@reginaldo_pupo).



Pratos típicos mineiros para saborear em meio à natureza

Distante do centro, já na zona rural e em estrada de terra, está o Parque da Cachoeira do Guiné. Envolto a muita natureza exuberante e com uma riquíssima vida silvestre, o turista poderá chegar às quedas d´água por meio de uma trilha de fácil acesso de cerca de 150 metros de extensão.

Ao final da trilha, uma prainha com areia fofa é um convite imperdível para sentar-se e contemplar a natureza ao som relaxante e revigorante das águas cristalinas da cachoeira.

Parque da Cachoeira do Guiné, onde está o restaurante de mesmo nome | Jéssica Aquino / Travel for Life

Após o passeio, aproveite para almoçar no Restaurante Parque da Cachoeira do Guiné, localizado em frente à propriedade. Oportunidade única para saborear petiscos e o Nosso Prato, nome dado ao carro-chefe da casa, feito com arroz, feijão tropeiro, fritas, vinagrete, torresmo e espetinho de filé mignon suíno. Ou o prato executivo (arroz, salada, fritas e contra filé).

A Batata Frita do Sertão aparece no cardápio de porções, com acompanhamento de calabresa e alho frito. Mas você também pode experimentar mandioca frita, calabresa acebolada, filé de tilápia, torresmo e espetinho de filé mignon suíno.

“Nosso Prato”, nome dado ao carro-chefe da casa, feito com arroz, feijão tropeiro, fritas, vinagrete, torresmo e espetinho de filé mignon suíno. Tudo pode ser degustado em meio à natureza | Jéssica Aquino / Travel for Life

Monte Sião também possui uma diversificada rede gastronômica, entre restaurantes a la carte, self service e pizzarias. Ao lado da praça mais badalada da cidade está o restaurante Fogão Mineiro, que trabalha com refeições por kilo.

Em um ambiente amplo e agradável, a estação possui diversas opções de pratos frios e saladas, além de pratos quentes como massas, carnes, peixes e feijoada. c, um dos pontos altos são as sobremesas caseiras. Experimente os cremes de cocada e de amendoim. Excepcional.

Iguarias saborosas do Fogão Mineiro, que trabalha com refeições por kilo | Jéssica Aquino / Travel for Life

À noite, com o friozinho do inverno, uma boa pedida é saborear uma deliciosa pizza. Uma das mais tradicionais do destino, a Pizzaria do Roberto é reduto de turistas e habitués locais.

O destaque vai para as pizzas diferenciadas, como as produzidas com frutos do mar, como atum, camarão e bacalhau; e vegetais, com abobrinha, alcachofra ou palmito. Pizzas de queijo, frango, de frios e doces completam o cardápio.

Apesar de pizzaria, a casa também cria pratos à base de carne, como filé mignon, picanha, além de peixes e caldos, que caem bem nas noites frias. Espaguete, talharini, caneloni, e lasanha são algumas das opções para quem gosta de saborear uma boa massa.

Ambiente agradável da Pizzaria do Roberto, reduto de turistas e locais | Jéssica Aquino / Travel for Life

Doces e lembranças

Após as compras e o almoço, aproveite o tempo que sobrou para fazer uma visita às lojinhas que vendem doces típicos mineiros e lembrancinhas. São uma infinidade de produtos como cachaças artesanais, queijos, vinhos e conservas.

Uma das lojas mais tradicionais, a Estação Mineira, 99% dos produtos vendidos são produzidos no estado de Minas Gerais. O proprietário Rodrigo de Castro Ribeiro aproveita os finais de semana livres para rodar o estado em busca de novidades. “Aqui valorizamos tudo o que é produzido em Minas”.

Queijos produzidos na Serra da Canastra e Alagoa e cachaças de Salinas | Jéssica Aquino / Travel for Life

O resultado desta verdadeira peregrinação é a oferta de produtos de qualidade, como os queijos produzidos na Serra da Canastra e em Alagoa; cachaças artesanais de Salinas e vinhos de Andradas, por exemplo.

É possível fazer a degustação dos produtos na loja e, posteriormente, engarrafar na hora para levar para casa. Além de produtos alimentícios e bebidas, a loja também tem uma infinidade de lembranças, artesanatos, brinquedos e itens para decoração (@reginaldo_pupo).

LEIA TAMBÉM:

1º Festival Sabores da Montanha consolidará Mantiqueira e Sul de MG como polo gastronômico



Por dentro do processo de produção das porcelanas 

Um ícone de Monte Sião, as porcelanas que levam o nome da cidade são objetos de desejo de muitos turistas por causa das formas, da qualidade e, principalmente, da pintura feita à mão, que remetem às porcelanas portuguesas coloniais fabricadas desde o século passado em países europeus.

Os cerca de 200 tipos de porcelanas produzidos artesanalmente na fábrica, que existe desde 1959 na cidade, são vendidos para todo o país por meio de e-commerce. É a única porcelana patenteada produzida artesanalmente nas cores azul e branca do país.

Área de produção da Porcelana Monte Sião, que emprega 60 funcionários | Jéssica Aquino / Travel for Life

O processo de produção começa com a junção dos quatro minérios necessários para a formação da massa que, ao final, se transformará na porcelana: caulim, feldspato, argila e quartzo. Após a formação de uma matriz, que posteriormente gerará cópias dos produtos a serem produzidos, após 60 horas girando em um gigantesco tambor, a massa é estocada para depois ser reidratada.

Após esse processo, são feitos os moldes de pratos, xícaras, jarras, pratos, tigelas, travessas, floreiras, vasos, entre outras centenas de produtos, e objetos de decoração. Depois de tudo ir ao forno a 1.300ºC, queimando por 40 horas, após a utilização de 70m² de lenha, os produtos passam a ganhar sua principal característica e identidade visual, que é a pintura, feita de tinta azul de cobalto.

Os cerca de 200 tipos de porcelanas são vendidos para todo o país | Jéssica Aquino / Travel for Life

Todas as porcelanas recebem uma pintura de uma margarida com oito pétalas, que depois passam por um banho de esmalte para ganhar brilho. São cerca de 25 mil peças produzidas mensalmente por 60 funcionários.

As queimas são quinzenais e são utilizadas madeira de reflorestamento. Essa técnica é a única no Brasil. Outra parecida existe apenas na Holanda (@reginaldo_pupo).

Hospede-se pertinho do centro de compras de Monte Sião

Além de ter se transformado em um destino turístico badalado, Monte Sião atrai também compradores de malhas de todo o país. Para recebê-los, a cidade conta com uma infraestrutura hoteleira moderna e com diárias acessíveis. Afinal, com tantas lojas e malharias para visitar, é praticamente impossível fazer comprar em apenas um dia.

O Hotel Vivas, por exemplo, está situado a menos de 2km do centro e recebe, durante a semana, compradores de malhas e, aos finais de semana, turistas que visitam a cidade para uma permanência por mais tempo.

Hotel possui instalações novas,em um prédio imponente e moderno | Jéssica Aquino / Travel for Life

Apesar de ter sido inaugurado em 2015, suas instalações são novíssimas, em um prédio imponente, moderno e envidraçado, valorizando a luz natural. O hall de entrada possui obras de arte que fazem inveja a muitas galerias e um charmoso café.

O projeto arquitetônico foi idealizado pelos sócios Benedito Antônio de Souza Godói, mais conhecido como Benê, filho de camareira; e por Andrea Mendonça Leal. São 16 suítes comuns e 19 masters com sacada e ar climatizado. O café da manhã é elogiado pelos hóspedes por sua variedade de opções e por ser servido em um ambiente moderno e acolhedor (@reginaldo_pupo).


ONDE COMER:

 

Restaurante Fogão Mineiro

Endereço: Rua Padre Cornélio, 45 | Galeria VestMinas |  Centro |Monte Sião (MG)

Telefone: (35) 3465-8455

Instagram: @fogao_minero

 

Pizzaria do Roberto

Endereço: Rua Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1914 | Jardim Novo Horizonte | Monte Sião (MG) 

Telefone: (35) 3465-4855

Instagram: @pizzaria035roberto


ONDE SE HOSPEDAR

 

Hotel Vivas

Endereço: Avenida das Fontes, 633 – Monte Sião (MG)

Telefone: (35) 3465-6750

Instagram: @hotelvivasmontesiao


VEJA MAIS IMAGENS DE MONTE SIÃO 

FOTOS JÉSSICA AQUINO / TRAVEL FOR LIFE



 

Esse post tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo