REGINALDO PUPO| @reginaldo_pupo Um dos carros globais mais vendidos do mundo, o Toyota Corolla, que por…
Novo BYD TAN EV 100% elétrico chega com nova roupagem e mais tecnológico
Reginaldo Pupo | @reginaldo_pupo
Após se protagonizar como uma “divisora de águas” da indústria e da história automotiva no Brasil, a BYD trouxe para o Brasil a versão 2024 do TAN EV, seu SUV premium 100% elétrico de sete lugares, com algumas mudanças significativas, tanto em seu design externo, quanto em motorização, tecnologia e outros atributos. Em resumo, o que já era bom, ficou ainda melhor.
Vale lembrar que o TAN é o primeiro SUV 100% elétrico de sete lugares a ser comercializado no Brasil. Algum tempo depois, a Volvo chegou com seu XC90, também 100% elétrico e com sete lugares.
Por fora, o novo TAN EV ficou ainda mais bonito e arrojado após passar por um facelift. A começar por sua assinatura, que agora recebe o logotipo da marca. Na primeira versão a chegar no Brasil, a grade vinha com uma simbologia de uma das dinastias chinesas.
Os faróis, em full led, vêm com setas sequenciais. O SUV perdeu sua grade de lâminas cromadas que faz lembrar uma “colmeia”, muito evidente na versão anterior, e agora chega com uma frente mais caída e sem nenhuma grade. O carro possui 4,97m de comprimento e 1,95m de largura.
Sua altura (1,75m com carga vazia) facilita a passagem por obstáculos, desníveis e buracos, tão comuns nas estradas brasileiras. E possui um entre-eixos de 2,82m, que proporciona um generoso espaço interno.
As rodas de liga leve (aro 22), na cor escura, dão um ar de esportividade ao modelo e vêm com freio dianteiro a disco ventilado. Outro detalhe que permaneceu na nova versão é a moldura cromada dos vidros dianteiros e traseiros, além das maçanetas, deixando-o ainda mais elegante. E ele ainda possui um generoso teto solar panorâmico elétrico.
Na parte traseira do TAN o conjunto óptico acompanha toda a largura do carro, uma tendência entre os novos lançamentos. As setas traseiras também são sequenciais, dando aquele ar de modernidade.
O porta-malas tem capacidade para 235 litros com a última fileira de bancos rebatida, mas sobe para 940 litros se a segunda fileira for rebatida.
Performance, interior e segurança
O novo TAN EV 2024 vem com dois motores elétricos (4×4) com potência combinada de 517cv. Com tanta força, é capaz de percorrer um percurso de 0km/h a 100km/h em apenas 4.9 segundos, mais rápido que o Mercedes GLB, o Discovery Sport e o Volvo XC90 Ultimate, segundo a BYD. E olha que ele pesa 2,6 toneladas quilos sem carga.
Ele vem equipado com sua conhecida bateria Blade, tida com a mais segura do mercado, com capacidade para 108.8 kWh, que pode ser carregada entre 30% e 80% em 30 minutos em carregamento DC. Para viagens, ele traz um carregador portátil de 3 a 7 kW e função de descarregamento do veículo para rede elétrica (220V).
Por dentro, o TAN EV traz volante multifuncional em imitação de couro, com sistema de memória e aquecedor. O painel de instrumentos combinado LCD possui 12.3 polegadas. O carro traz ainda carregamento sem fio para dispositivos móveis, duas entradas USB (no descanso de braço central), entrada tipo A+C (na fileira do meio) e entrada multimídia SD+USB.
Entre alguns quesitos de segurança, o modelo traz air bags frontais, laterais e de cortina; detecção de ponto cego, sistemas de freio inteligente, de controle de tração, de controle de prevenção de capotamento, controle de cruzeiro adaptativo com stop-go, aviso de colisão frontal, frenagem de emergência automática, aviso de colisão traseira, assistência de permanência em faixa, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros; entre outras tecnologias.
O TAN 2024 chega ao Brasil por R$ 536,8 mil com cinco anos de garantia para o veículo e oito anos para a bateria, sem limite de quilometragem.
Esse post tem 0 comentários