Começa hoje, quinta-feira (17), o 2º Festival Gastronômico Folha Sabores da Praia – Edição Ilhabela,…

O que vai rolar no 3º Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha no inverno
O 3º Festival Gastronômico Folha – Sabores da Montanha, que neste ano será realizado entre os dias 6 de junho e 27 de julho em municípios serranos dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, servirá como opção para que moradores e turistas possam conhecer a diversidade gastronômica da região durante a temporada de inverno.
A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, chocolaterias, produtores artesanais e similares da região da montanha. Os estabelecimentos interessados poderão acessar o site oficial do evento para se inscrever até o dia 18 de maio.
O Festival Gastronômico Sabores da Montanha já é considerado o maior do gênero na Serra da Mantiqueira e em outros destinos de inverno, por atrair estabelecimentos gastronômicos de diversos municípios dos três estados. Em pequenas cidades, como no caso de Minas Gerais, o festival é o principal evento do calendário turístico.

Conheça alguns pratos
Um dos municípios participantes é São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira paulista, conhecida por sua gastronomia típica, forte cultura, valorização de povos quilombolas e dona da famosa Pedra do Baú, muito procurada por visitantes amantes do turismo de aventura.
Um dos mais tradicionais bares da cidade caprichou em seu carro-chefe do cardápio para participar desta edição do festival. O Bolinho Caipira do Primo (R$ 42,00), do Bar do Tião, idealizado por Fernando Costa, promete, mais uma vez, ser uma das estrelas do evento, produzido com base em uma receita tradicional familiar.
Os bolinhos são produzidos com massa de farinha de milho, recheados com carne moída, temperos saborosos, servidos com molho de pimenta. A porção, com 12 unidades, serve até quatro pessoas. Aos finais de semana a casa alegra ainda mais o ambiente com música ao vivo, com gêneros que variam entre o samba, rock e música regional.
O Bar do Tião está situado na simpática Praça Monsenhor Pedro do Vale Monteiro, onde as mesinhas ficam dispostas no lado externo do ambiente. O público poderá degustar os bolinhos com drinques da casa, diante do friozinho típico da Mantiqueira, ao ar livre.
“Toscana” brasileira
Considerada pelos amantes do vinho como a “Toscana brasileira”, devido ao cenário digno de filme onde está localizada, também na pacata São Bento do Sapucaí, a Brusquetteria da Villa, da Vinícola Villa Santa Maria participará do 3º Festival Gastronômico Sabores da Montanha com suas famosíssimas brusquettas especiais, que encantam os visitantes.
A tábua vem com quatro sabores, que podem ser escolhidos entre diversas opções, como a Napolitana, Pera com Gorgonzola, Gravilax de Salmão, Creme de Queijo e Frutas Vermelhas, Cebola do Chef, Prosciutto Crudo, Calabresa com Agrião, Legumes & Pesto e o Mix de Cogumelos. O chef executivo Roque de Souza Lima Neto é o responsável pelo menu da Bruschetteria da Villa.

Um dos grandes diferenciais das bruschettas é o pão de fermentação natural, produzido artesanalmente na própria vinícola. O processo confere ao pão uma textura crocante por fora e macia por dentro, além de um sabor mais profundo e equilibrado
Essas maravilhas são perfeitamente harmonizadas com os vinhos ou sucos Brandina, a marca registrada da vinícola. Mas antes de experimentá-las, agende um tour pela vinícola, que inclui passeio pelos vinhedos, cave e degustação de alguns rótulos da casa.
Pausa para o café
Entre os bolinhos caipiras e as brusquetas, que tal experimentar um saboroso, corpado e verdadeiro café, produzido com grãos nobres e selecionados em São Bento do Sapucaí? A Dona Mariquinha Café, localizada na Pousada do Quilombo, mas aberta ao público, possui o mais puro e saboroso café.
Mas, para o 3º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, a charmosa cafeteria elaborou um prato com acompanhamento de café. A Polenta Mole com Ragu de Cogumelo e Afogatto Mariquinha, elaborado por Vânia Borelli, é acompanhado por Café Bourbon, exclusivo, de produção própria, além de sorvete cremoso local e churros assado.

A polenta mole de fubá de moinho, com ragu, é produzida à base de sugo e partes de tomates orgânicos, mix de cogumelos locais e ervas finas orgânicas cultivadas em propriedade da autora. Tudo é salteado em azeite extra virgem, para ficar ainda mais saboroso.
O 3º Festival Gastronômico Folha – Sabores da Montanha tem apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Portal Hora Campinas, Portal Costa Norte, Revista Travel for Life e Revista Viaje Mais.
3º Festival Gastronômico Sabores da Montanha
Data: 6 de junho a 27 de julho de 2025
Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes
Informações / Inscrições: www.saboresdamontanha.com.br
Telefone: (11) 9 3279-5275
Instagram: @saboresdamontanha_br
Esse post tem 0 comentários