O outono começa na Serra da Mantiqueira com um programa imperdível para os apaixonados por…

Praias de São Sebastião (SP) receberão ação para recolher lixo no Carnaval

São Sebastião (SP) – Algumas praias de São Sebastião, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo, receberão uma ofensiva da Operação Lixo Zero, criada recentemente por voluntários da sociedade civil, para conscientizar moradores, sobretudo os turistas que passarão o Carnaval naquela estância balneária, sobre a importância de se preservar as praias limpas.
Os voluntários irão aproveitar o clima de Carnaval e circularão com a banda “Tradição Caiçara”, que executará marchinhas carnavalescas, como forma de chamar a atenção dos banhistas para a ação. Uma música foi composta exclusivamente para a operação. Qualquer cidadão poderá participar do movimento voluntariamente.
A primeira praia a receber a Operação Lixo Zero será a das Cigarras, no próximo sábado, dia 6. No dia seguinte, domingo (7), será a vez de Barequeçaba. A ação se encerrará na Praia de Guaecá, segunda-feira (8). Em todas as praias, o movimento terá início às 11h e a concentração se dará no canto direito de todas elas.
Os voluntários irão recolher latas de cerveja, sacos plásticos, palitos de sorvete, bitucas de cigarros, que são o tipo de lixo mais encontrado na areia. “Pretendemos colaborar no processo de conscientização dos moradores e turistas sobre os problemas gerados pelos resíduos deixados nas praias”, explica a idealizadora do movimento e membro do grupo organizador, Tatiana Araujo. As ações, segundo ela, ocorrerão também nos feriados prolongados.

“Cenário chocante”
Segundo Tatiana, no período de alta temporada e feriados prolongados é registrada a maior concentração de lixo nas praias. “Mas, mesmo fora da alta temporada, ainda encontramos palitos de sorvete ou bitucas de cigarro na areia. Existe uma visão de que esses pequenos resíduos não são lixo e que podem ser deixados na areia”, lamenta.
Ela reforça que a ação é um movimento da sociedade civil que resolveu agir frente a um cenário cada vez chocante de acúmulo de resíduos nas praias. “Esse acúmulo leva estes resíduos ao mar, resultando na morte de animais marinhos”, ressalta.
Durante a 46ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, foi apresentado um estudo sobre o impacto do lixo à vida marinha. De acordo com o documento, até 2050 os oceanos abrigarão mais detritos plásticos do que peixes. Outra pesquisa, publicada no ano passado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, indica também que até lá 99% das aves marinhas terão pedaços de plástico no organismo. Hoje, de acordo com os pesquisadores, 90% já são vítimas dessa poluição ao meio ambiente.

“Consciência ambiental”
“A ação na Praia das Cigarras é fundamental para unir novamente moradores e frequentadores em torno da consciência ambiental, devolvendo à praia a sua beleza natural, que é sem lixo”, destaca Rodrigo Polacow, morador do lugar e membro da Operação Lixo Zero.
“Acreditamos que a Operação Lixo Zero envolverá grande parte dos moradores e turistas, estimulados pela música, a participarem da limpeza da praia”, diz Alan Kettelut, do Grupo Bexiga Verde, de Barequeçaba. “Será uma ação que será conduzida de forma divertida, consciente e prazerosa. A fauna marinha agradecerá”, frisa Daniela Marin, também do Bexiga Verde.
”Acreditamos que iniciativas como essa somam positivamente no processo de conscientização, afinal, é urgente o tema sustentabilidade em nosso cotidiano! O Planeta Terra a gradece e nós também”, afirma Juliana Raia, do projeto Santa Gaia.
A operação tem apoio das sociedades amigos de Barequeçaba (SAB) e de Guaecá (Saguaecá), da Imobiliária Padrão e Prefeitura de São Sebastião. Na Praia do Guaecá, a primeira a receber a Operação Lixo Zero no último dia 24 de janeiro, os proprietários de barracas de lanches estão apoiando a ação e irão disponibilizar mais lixeiras em frente aos seus carrinhos.
SERVIÇO:
Operação Lixo Zero
Dia 6 (Sábado) – Praia das Cigarras (11h)
Dia 7 (Domingo) – Praia de Barequeçaba (11h)
Dia 8 (Segunda) – Praia de Guaecá (11h)
Ponto de Encontro: Canto direito de cada praia
Informações: 9-9676-7711
Esse post tem 0 comentários