Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Setor hoteleiro tem expectativa positiva para o Carnaval 2016

images (2)
Rio de Janeiro: reservas nos hotéis giram em torno de 80%

004A uma semana do carnaval, a procura dos turistas por destinos brasileiros é alta. Em municípios com forte tradição carnavalesca, como Rio de Janeiro, Búzios, Fortaleza e Recife, as reservas nos hotéis giram, em média, em torno de 80% da capacidade dos estabelecimentos. Além dos brasileiros, o País tem sido escolhido também por estrangeiros – em particular, os europeus.

Em Fortaleza (28 mil leitos), a cada dez turistas que fizeram reservas para os dias da folia, quatro são estrangeiros. Destes, os portugueses são maioria – um verdadeiro redescobrimento do Brasil. Desde o ano passado, a procura é tanta que Portugal voltou a ser nosso 10º maior emissor de turistas, confirmando as expectativas geradas na Expo Abreu, feira realizada no final do ano passado: o Brasil foi o destino mais vendido e o Nordeste ficou no topo das preferências dos viajantes. Já entre os brasileiros, boa parte das reservas é oriunda dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A capital cearense registra uma taxa de ocupação de 92%.

Recife (15 mil leitos) e Olinda (1,8 mil leitos), dois tradicionais destinos carnavalescos, foram a escolha dos brasileiros das regiões Sul e Sudeste. Os argentinos, agora sem restrições para a compra de moeda estrangeira, também estão de olho nas belezas do Nordeste: em Porto de Galinhas, no litoral pernambucano, eles são donos de cerca de 30% das reservas. Nossos vizinhos são o povo que mais visita o Brasil: dos 6,4 milhões de turistas estrangeiros que desembarcaram por aqui em 2014, quase 30%, ou 1,74 milhão, eram argentinos. A ocupação dos leitos em Pernambuco é de 85%.

No Rio de Janeiro, dois municípios dividem a colocação dos destinos mais procurados para o carnaval: Búzios, na Região dos Lagos, que possui 350 meios de hospedagem, está com uma taxa de ocupação de mais de 90%. A procura do balneário por argentinos e chilenos subiu cerca de 400% este ano. No Rio, os hotéis também estão cheios.

monbloco_colorido
Hotéis de bairros da Zona Sul do Rio são os mais procurados

Em alguns, as tarifas promocionais e as categorias mais baratas já estão esgotadas. Na Zona Sul, em bairros como Botafogo e Flamengo, que são mais próximos do sambódromo, os hotéis estão com 80% das unidades já reservadas.

Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, a procura pelos destinos nacionais mostra que o setor de turismo está caminhando deslocado da crise econômica, principalmente por conta do ingresso de turistas estrangeiros. Para ele, a atividade econômica é o setor que tem as melhores condições de ajudar o Brasil a sair da crise e voltar a crescer.

Esse post tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo