Presente em mais de 60 países, técnica Miracle Touch, desenvolvida por Renata França, consolida a marca…

Sobrecarga Feminina na Era Moderna: A importância do cuidado com a saúde emocional
MAY MARTINS | @maymartin.s
Nos dias atuais, as mulheres enfrentam uma sobrecarga sem precedentes, equilibrando múltiplos papéis e responsabilidades em um mundo que nunca desacelera. Seja no âmbito profissional, familiar ou social, é comum que as mulheres se vejam pressionadas a desempenhar funções que exigem dedicação intensa e constante. Nesse cenário desafiador, o cuidado com a saúde emocional torna-se uma prioridade não apenas para o bem-estar individual, mas também para o desempenho em todas as áreas da vida.
Isso tudo se manifesta na multiplicidade de papéis que as mulheres desempenham, como cuidadoras, gestoras do lar e profissionais, o que pode levar à exaustão física e emocional, resultando em estresse crônico e burnout. Diante desse cenário, cuidar da saúde emocional torna-se uma necessidade essencial, permitindo que as mulheres lidem melhor com as emoções e desafios do cotidiano.

Para preservar a saúde emocional, é fundamental que as mulheres pratiquem o autoconhecimento, estabeleçam limites saudáveis, busquem apoio social e incorporem atividades de relaxamento em suas rotinas. Reservar tempo para si mesmas e para atividades que proporcionem prazer é vital para melhorar a qualidade de vida e enfrentar as exigências diárias com mais equilíbrio e bem-estar.
Investir na saúde emocional não apenas beneficia as mulheres, mas também impacta positivamente as pessoas ao seu redor. Mulheres emocionalmente saudáveis são mais capazes de oferecer suporte e cuidado, criando um ambiente familiar e profissional mais equilibrado e harmonioso. Além disso, ao cuidar de si mesmas, elas se tornam modelos para outras mulheres, inspirando uma cultura de autocuidado e empoderamento.

Há meses atrás, acompanhei uma cliente que enfrentava muitos desafios mentais e emocionais, como burnout e outros transtornos, após um cuidado integral de corpo e mente, fizemos um acompanhamento profundo onde pude conduzir exercícios e técnicas para que ela pudesse lidar com as circunstâncias da melhor forma. Hoje ela se sente mais leve, tranquila e consegue se sentir segura para lidar com os desafios familiares e profissionais.
Em tempos modernos, a sobrecarga feminina é um desafio real e significativo. No entanto, priorizar a saúde emocional é um passo fundamental para lidar com essa carga e manter um equilíbrio saudável na vida. Ao reconhecer a importância do autocuidado emocional, as mulheres podem não apenas sobreviver, mas florescer em todos os aspectos de suas vidas, contribuindo para um futuro mais saudável e equilibrado.

May Martins é terapeuta, estudiosa do comportamento humano há quase uma década, com a missão de conscientizar sobre inteligência emocional entre o público feminino, com abordagens profundas e olhar integrativo ao ser mulher na sociedade contemporânea. Se deseja saber mais sobre imersões e cursos, acesse o Instagram @maymartin.s ou entre em contato: (11) 97889-5827
Esse post tem 0 comentários