Pule para o conteúdo principal

Seja bem vindo a Travel for Life

Somos uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos do planeta (e os nem tão conhecido assim), além de reportagens sobre Gastronomia, Hotelaria, Lifestyle, Automóveis, Vinhos & Bebidas, Cultura, Música, Turismo Segmentado e tudo o que acontece no Trade Turístico.

Fale Conosco

Email: redacao@travelforlife.com.br
Telefone: 55 11 95435-3665
Rua Minas Gerais, 59 - Higienópolis – São Paulo (SP) | CEP: 01.244-011 - Telefone 55 (11) 3042-1730

Nossa Localização

Ubatuba (SP) oferece opções de lazer e gastronomia o ano inteiro

.

Instagram: travelforlifebr | Facebook: travelforlifebr | Twitter: travelforlifebr

.

REGINALDO PUPO | JESSICA AQUINO*

Enviados a Ubatuba (SP)

.

Ubatuba (SP) – Para quem gosta de curtir uma bela praia, cercada por muita natureza, a cidade Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, tem mais de uma centena delas, para todos os gostos. Desde as mais tranquilas, até as que possibilitam a prática do surf, como a conhecida Itamambuca, na região norte. Há também algumas ilhas que valem o passeio, como a Ilha Anchieta.

Turista observa ondas em praia de Ubatuba, litoral norte paulista | Foto Reginaldo Pupo/Travel for Life

Com sua privilegiada e exuberante mata atlântica como cenário principal, Ubatuba está no foco dos turistas que visitam o badalado município litorâneo durante o ano inteiro. E opções não faltam! Com 102 praias espalhadas em pouco mais de 100km de extensão, esse paraíso ecológico oferece opções para todos os gostos, que vão desde suas lindíssimas praias, a ilhas cinematográficas e uma gastronomia de fazer inveja a qualquer um.

A bucólica Praia de Picinguaba, onde existe uma vila de pescadores tradicionais | Foto Reginaldo Pupo/Travel for Life

Para quem gosta de praias mais tranquilas, as situadas na região norte, quase divisa com Paraty (RJ), são uma ótima pedida. A maioria delas está cercada pelo verde intenso da mata atlântica. Muitas delas ainda preservam a cultura tradicional caiçara e até de quilombolas.

A praia de Picinguaba, por exemplo, tem pequena faixa de areia, onde há uma comunidade que ainda sobrevive da pesca. Bucólica, é um convite ao descanso, enquanto se observa o vai e vem dos barquinhos de pesca que chegam com peixes fresquinhos, que logo serão degustados pelos turistas nos restaurantes locais de comida caseira.

É da praia de Picinguaba que saem alguns barcos que realizam passeios para algumas ilhas da cidade, entre elas, a Ilha das Couves. Com seu mar calmo, é possível fazer mergulhos com snorkel e se deparar com peixinhos e tartarugas.

.

VEJA IMAGENS DE UBATUBA

.

Ilha Anchieta: para amantes da natureza e aventureiros

.

Turistas estrangeiros durante visita à sede do Parque Estadual, na Ilha Anchieta | Foto Reginaldo Pupo/Travel for Life

Quem busca contato direto com a natureza e muita tranquilidade não pode deixar de conhecer a Ilha Anchieta, cercada por belíssimas praias (sete no total) com águas verdes cristalinas. Aventureiros também têm vez. Oito trilhas que rompem a ilha e os levam ao paraíso. O visitante, porém, deve ficar atento, pois alguns trechos da ilha não são liberados para visitas, já que ela integra o Parque Estadual da Serra do Mar.

Para chegar à ilha há operadoras turísticas que fazem passeios de escuna. Ao chegar ao píer, já é possível avistar duas belas praias, a do Presídio e a do Sapateiro. Para quem não quer ficar por ali e gosta de uma caminhada, duas trilhas autoguiadas (o visitante não precisa de guias) que levam para outras duas praias.

A trilha da Prainha do Engenho não leva mais de dez minutos (530 metros) e é feita dentro da mata, durante o trajeto é possível ver capivaras, pássaros e saguis. No final, a praia o aguarda. Se o visitante caminhar poucos metros por entre as pedras, poderá desembocar numa piscina natural formada pelas rochas, onde é possível ver diversos cardumes de peixes.

Ruínas de um antigo presídio que funcionava na Ilha Anchieta | Fotos Reginaldo Pupo/Travel for Life

Mais natureza

A outra trilha autoguiada leva até à Praia das Palmas, de águas claras e calmas e areia fina. Ideal para quem não sabe nadar ou está com crianças. Durante o trajeto – que também leva em média oito minutos – o turista pode se deliciar com a visão dos costões da Ilha, de onde se pode ver tartarugas nadando, uma visão única e espetacular.

O viajante que quiser chegar até à Praia do Sul deverá agendar uma visita. Isso acontece porque a trilha que leva até o local só pode ser feita com monitores credenciados ao Parque. O trajeto leva cerca de uma hora e geralmente é feito em grupos.

Para visitar a Prainha de dentro somente por meio de embarcações, não há ninguém do parque que leve o turista até o local. Normalmente barcos particulares ou de grupos de mergulho é que vão até esta praia.

A Praia do Leste não pode ser visitada por ser um local reservado para a pesquisa. Vale lembrar que todas as praias da Ilha, com exceção da Praia das Palmas, são de tombo, portanto, quem não souber nadar deve tomar muito cuidado.

.

SERVIÇO | ILHA ANCHIETA

Dias e horário de funcionamento:de segunda-feira a sexta-feira das 9 às 17h.
Fechado às quartas-feiras para manutenção ,e aberto todos dias durante os messes de dezembro, janeiro e fevereiro.
Endereço: Ilha Anchieta
Ingresso: R$ 14,00 por pessoa | Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.

.

VEJA MAIS FOTOS DA ILHA ANCHIETA

.

Projeto Tamar: vale uma visita no fim de tarde

.

Tamar de Ubatuba é a única no Estado e uma das mais importantes, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte | Foto Divulgação

Inaugurada em 1991, Ubatuba foi a primeira base instalada pelo Tamar em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. É a única no Estado e uma das mais importantes, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte.

O Museu do Tamar de Ubatuba recebe, em média, 100 mil pessoas por ano. Conta com uma completa infraestrutura de educação ambiental, informação, lazer, incluindo tanques e aquários, auditório com 30 lugares, espaço para exposições, loja e lanchonete.

O Museu Caiçara é um espaço cultural que resgata e valoriza a rica cultura caiçara, e relembra os hábitos e costumes de uma época que faz parte da formação do povo brasileiro. Através de mais de 200 peças antigas, painéis explicativos, fotos e objetos que fizeram parte da história, o visitante tem a oportunidade de “viajar no tempo” e conhecer um pedacinho da cultura brasileira.

.

SERVIÇO | PROJETO TAMAR

Endereço: Rua Antonio Atanázio, 273, Jardim Paula Nobre – Ubatuba (SP)
Telefones: (12) 3832-6202 / 7014 / 4046
E-mail: tamaruba@tamar.org.br
Funcionamento: Dom. à qui – 10h às 18h; sex, sáb, feriados e férias escolares – 10 às 20 horas

.

Aquário leva turistas ao misterioso mundo do fundo do mar

.

O Aquário de Ubatuba oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80 mil litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos.

Entre os peixes da fauna nacional destacam-se coloridos cavalos marinhos e moréias, o tubarão lixa, além de garoupas, baiacus e outros peixes regionalmente conhecidos. Os exemplares exóticos são adquiridos de importadoras legalmente registradas junto ao Ibama, entre eles diversas e multicoloridas espécies típicas de recifes de corais, o peixe leão, o tubarão bambu do Pacífico.

Complementando a exposição, vários painéis fotográficos explicam os principais ecossistemas marinhos, existindo ainda o Museu da Vida Marinha, com exemplares da fauna oceânica expostos sob a forma de fósseis, esqueletos e taxidermia.

Atrações

Uma das grandes atrações é o Tanque de Contato que permite o contato entre os visitantes e diversos exemplares de animais marinhos, como pepinos e estrelas do mar, ouriços, lagostas entre outros, sempre com a orientação de monitor especializado.

O Pinguinário é uma atração do Aquário onde o visitante poderá ver de perto os curiosos e fascinantes Pinguins-de-Magalhães, e alimentá-los de forma bastante interativa.

.

VEJA MAIS FOTOS DO AQUÁRIO DE UBATUBA

.

SERVIÇO | AQUÁRIO DE UBATUBA

Endereço: Rua Guarani, 859 – Itaguá – Ubatuba (SP)
Telefone: (012) 3834-1382

Funcionamento: Durante o ano letivo o Aquário abre diariamente funcionando das 10:00 às 20:00 horas de domingo a quinta. Sexta e sábado aberto das 10:00 as 22:00 horas. Nas férias escolares o Aquário de Ubatuba abre todos os dias das 10:00 às 22:00 horas

.

Hotel Villa di Rimini é aconchegante, de frente

para o  mar e está no burburinho de Ubatuba

.

As suítes também são bem confortáveis, climatizadas, com TV por assinatura e wi-fi | Foto Reginaldo Pupo / Travel for Life

Ubatuba também oferece uma excelente infraestrutura hoteleira, distribuída entre hotéis, pousadas e hostels.

Para quem quer se hospedar em um lugar bem localizado, o Hotel Villa di Rimini está situado de frente para o mar, na praia do Itaguá, bairro que concentra os principais restaurantes, sorveterias, lojinhas de artesanato e compras; e bem próximo do Projeto Tamar e do Aquário Municipal.

Essa excelente localização possibilita ao turista visitar todos esses lugares sem precisar sair de carro.

Hall de entrada destaca-se pelas cores vermelha e amarela, que contrastam com as paredes de tijolinho à vista | Foto Reginaldo Pupo / Travel for Life
Algumas suítes têm sacada com vista para a piscina, toda ajardinada | Foto Reginaldo Pupo / Travel for Life

O ambiente da entrada do hotel é super atraente e primorosamente bem decorado, com cores vivas, com destaques para o vermelho e o amarelo, que contrastam com as paredes de tijolinho à vista, que aliás, fazem lembrar algumas construções de Rimini, cidade que dá o nome ao hotel e que é uma das mais badaladas rivieras italianas.

Os quadros com motivos marinhos e vasos com plantas típicas da mata atlântica tornam o clima do lugar ainda mais agradável.

Bom para quem quer ler o jornal do dia após o delicioso e farto café da manhã ou simplesmente para relaxar à beira da piscina, cercada por muito verde, tomando um suco ou drinque refrescante.

Os funcionários são cordiais e sempre atenciosos, prontos para atender a qualquer momento.

Chama a atenção, no hall da recepção, um simpático café, também de tijolinho à vista, onde também se preparam drinques, sucos e caipirinhas. Uma graça!

As suítes também são bem confortáveis, climatizadas, com TV por assinatura e wi-fi. Em algumas delas, há sacadas com vista para a piscina, que é toda ajardinada. Há opções para casais e até para famílias, já que o hóspede pode optar pelas suítes duplas, triplas ou a master e até apartamento quádruplo.

.

VEJA MAIS FOTOS DO VILLA DE RIMINI

 

.

SERVIÇO | HOTEL VILLA DE RIMINI

Endereço: Av. Leovigildo Dias Vieira, 1140 – Praia do Itaguá – Ubatuba – SP

Telefone:  (12) 3832-5785 | (12) 9-9625-2128

Informações: contato@villadirimini.com.br | www.villadirimini.com.br

.

Bucólica e encantadora, pousada Recanto das Palmeiras é um convite ao descanso e ao relaxamento

.

Suítes acomodam casais, famílias e grupos de amigos | Fotos Reginaldo Pupo / Travel for Life

.

Hall de entrada: conforto e bom gosto

Nem sempre ir à praia é sinônimo de badalação. Para fugir dos grandes centros, muitos turistas buscam tranquilidade. A Pousada Recanto das Palmeiras, localizada no bairro Itaguá, é um daqueles lugares perfeitos para descansar e relaxar, principalmente no entorno da piscina.

Basta puxar uma espreguiçadeira e meditar. O canto dos pássaros, ajuda no processo. O lugar é silencioso, situado em um trecho mais residencial do bairro, longe do trânsito.

Área da piscina é cercada por muito verde e todas as plantas são bem cuidadas

A área da piscina é cercada por muito verde e todas as plantas são bem cuidadas. O verde harmoniza com a arquitetura descontraída. Além da piscina, que possui um bar, a pousada oferece sala de TV e leitura, quiosque com rede, salão de jogos, brinquedoteca e um amplo terraço. Há também um cantinho especial para quem quiser levar seu pet.

As 21 suítes são equipadas com TV a cabo, ar-condicionado Split, ventilador de teto e frigobar, que acomodam casais, famílias, e grupos de amigos. O café da manhã é simplesmente divino, tem grande variedade de pães, frios, bolos e sucos. Destaque para o bolo de abobrinha e a deliciosa torta de banana, feitos ali, com carinho.

 

SERVIÇO | POUSADA RECANTO DAS PALMEIRAS

Endereço: Rua Lola Kerr, 391 – Itaguá – Ubatuba (SP)

Telefone: (12) 3832-2812 / 3832-4757.

Informações: info@recantodaspalmeiras.com.br | www.recantodaspalmeiras.com.br 

.

Restaurante O Rei do Camarão se destaca por pratos

bem elaborados, saborosos, fartos e preços justíssimos

.

Camarão ao Rei, especialidade de casa, que serve bem duas pessoas | Foto Reginaldo Pupo / Travel for Life

.

Quem viaja para a praia e não come camarão, não viajou para a praia. Para não cair no ditado popular, copiado do famoso “Quem viaja ao Rio e não conhece o Cristo Redentor, não foi ao Rio“, não há como visitar Ubatuba sem apreciar as mais variadas receitas existentes com essas saborosa iguaria.

Rei do Camarão tem ambiente amplo, decorado e climatizado, de frente para o mar | Foto Reginaldo Pupo / Travel for Life

E em Ubatuba o lugar certo é O Rei do Camarão. Em seu cardápio, há diversas opções do pescado, preparado das mais diferentes formas, usando os mais variados ingredientes e temperos. Experimente o “Camarão ao Rei” (camarões grandes empanados, recheados com catupiry, acompanhados de arroz com alho, ervas e frutas). Serve muito bem duas pessoas.

Aliás, os pratos são bem servidos e alguns alimentam uma família inteira. O cuidado no preparo dos pratos, que são bem elaborados e têm ótima apresentação, tornam os camarões ainda mais saborosos. Difícil resistir, ainda mais em um ambiente amplo, decorado e climatizado, de frente para o mar!.

Além do carro chefe da casa, que são os camarões, há ainda opções de saladas, porções, entradas e petiscos, filé de abadejo, filé de salmão, bacalhau, paella valenciana, carnes, frangos, lagostas e massas. Para acompanhar, sucos e caipirinhas. A casa também possui cervejas artesanais e uma seleta carta de vinhos. Durante o dia, peça um vinho suave, frutado, que é refrescante e harmoniza bem com frutos do mar.

.

SERVIÇO | O REI DO CAMARÃO

Endereço: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 38 – Itaguá – Ubatuba (SP)

Telefone: (12) 3832-6307

Informaçõesreicamar@terra.com.br | http://restaurantereidocamarao.com.br/

.

Pratos criativos e ar bucólico transformam O Limoeiro

em ponto de encontro ideal para happy hour entre amigos

.

Ambiente é descontraído, acolhedor, bem decorado, com ares rústicos e se destaca pelo inusitado | Foto Reginaldo Pupo / Travel for Life

Depois daquela praia, uma ótima pedida é se refrescar apreciando algumas das cervejas e chopps artesanais do gastrobar O Limoeiro, localizado em um ambiente descontraído na Ilha dos Pescadores, entre o centro da cidade o bairro Perequê-Açu.

Além de descontraído, o ambiente é acolhedor, bem decorado, tem ares rústicos e se destaca pelo inusitado.

A começar pelo cardápio, que vem numa tábua de carnes, e pela carta de bebidas, que imita um rótulo de cerveja e vem numa garrafa. Barris de madeira como aqueles do personagem “Chaves” servem como simpáticas mesinhas.

Para acompanhar as bebidas, que tal experimentar alguns dos “belisquetes”, apelido que a casa deu aos petiscos? Tem caponata de berinjela, marisco ao vinagrete, caprese no palito, guacamole tradicional e com camarão.

Os bolinhos são uma delícia para harmonizar com cerveja ou chopp. Que tal o de arroz com parmesão e cebolinha ou de mandioca com carne seca? Para quem optar por lanches, O Limoeiro preparou alguns que vão agradar qualquer paladar.

O pernil assado com molho de barbecue de goiaba é divino! O peixe crocante e o camarão crocante, ambos com molho tártaro do chef e alface americana, são também uma excelente pedida. De dia a casa oferece buffet e à noite tem música ao vivo, com o melhor da MPB.

Personal Chef 

O Limoeiro lançou em dezembro do ano passado o serviço de Personal Chef, onde o cliente adquire seu pescado fresquinho na Ilha dos Pescadores, um tradicional reduto de pescadores, onde os pescados chegam de barco realmente frescos, e o chef Marcelo Machado prepara na hora.

Para comprar os pescados, basta sair do restaurante e ir a pé mesmo, pois os peixes e frutos do mar são comercializados a poucos passos do estabelecimento.

.

VEJA MAIS FOTOS DE O LIMOEIRO

.

SERVIÇO | O LIMOEIRO RESTAURANTE

Endereço: Praça Teodorico de Oliveira, 8 – Ilha dos Pescadores – Ubatuba (SP)

Telefone: (12) 9-9207-8973

Informaçõeshttps://www.facebook.com/olimoeiroubatuba/

.

Bistrô A Taberna reúne o melhor da culinária portuguesa

.

O Bacalhau à Vaz é produzido com o melhor bacalhau do mercado, o Gadus Mothua | Foto Reginaldo Pupo / Travel for Life

Com vista privilegiada para o mar, o Bistrô A Taberna é um lugar perfeito para os amantes da gastronomia portuguesa e apreciadores de um bom vinho. A casa é bem decorada e remete, claro, a Portugal.

O ambiente é climatizado, envidraçado e bastante aconchegante. Um convite para um jantar a dois ou almoço com a família.

O Carré de Cordeiro vem com arroz de açafrão, acompanha batatas, brócolis ao alho e tomate cereja | Foto Reginaldo Pupo / Travel for Life

Criada por um casal de portugueses há 10 anos, A Taberna produz saborosos pratos genuinamente portugueses, mas adaptados ao paladar brasileiro. O Carré de Cordeiro é sensacional. Com arroz de açafrão, acompanha batatas, brócolis ao alho e tomate cereja. Experimente também a Picanha com Batata Portuguesa, grelhada na chapa, com batatas portuguesas, farofa, molho vinagrete frito no azeite, acompanha arroz branco.

Para quem prefere um prato típico português, peça a especialidade da casa. O Bacalhau à Vaz é bastante saboroso, desmancha na boca e é produzido com o melhor bacalhau do mercado, o Gadus Mothua.

As postas são produzidas ao alho, gratinadas no azeite português, com palmito pupunha, migas, alho e pesto. Peixes, frutos do mar, carnes e frangos, saladas, sopas, risotos e entradas compõem a variedade de pratos que o cardápio oferece.  O Risoto de Alho Poró é bastante convidativo. Para a sobremesa, peça o pastel de natas. Uma delícia!

A Taberna oferece os vinhos portugueses mais consagrados e também de outros países | Foto Reginaldo Pupo / Travel for Life

Vinhos

Uma casa típica portuguesa não poderia deixar de ter os melhores rótulos de vinhos. Com uma adega própria, A Taberna oferece os vinhos portugueses mais consagrados, mas também argentinos, espanhóis, franceses, sulafricanos, chilenos e brasileiros.

Os vinhos portugueses são provenientes de Setúbal, Lisboa, Alentejo, entre outras localidades. Todos os rótulos harmonizam bem com os pratos do cardápio. Nesses dias de calor, experimente um vinho branco, leve, frutado, que é mais refrescante e combina bem com frutos do mar.

.

VEJA MAIS FOTOS DE A TABERNA

 

.

SERVIÇO | A TABERNA

Endereço: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 958 – Itaguá – Ubatuba (SP)

Telefone: (12) 3832 5663

Emailataberna@atabernaubatuba.com

Informações, cardápios, reservas: www.atabernaubatuba.com

.

*Os jornalistas Reginaldo Pupo e Jessica Aquino viajaram com apoio do Ubatuba Convention & Visitors Bureau

.

 

 

 

 

 

 

Esse post tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo